segunda-feira, 16 de julho de 2012

Governador Omar Aziz lança projeto da Cidade Universitária da UEA

Novo espaço terá área de 13 milhões de metros quadrados e vai atender cerca de dois mil acadêmicos. Investimento inicial é de R$ 300 milhões.
[ i ] Lançamento do projeto foi hoje, no Teatro Direcional
Com investimento inicial de R$ 300 milhões, o governador do Estado, Omar Aziz, lançou na manhã desta quinta-feira (12) o projeto Cidade Universitária, que beneficiará 2 mil acadêmicos em uma área planejada a ser construída na margem direita do rio Negro, na Região Metropolitana de Manaus.

O espaço, com localização em Iranduba, deve ter sua primeira  etapa inaugurada no primeiro semestre de 2014, em um espaço de 13 milhões de metros quadrados. A nova cidade terá ainda casas residenciais, comércio, serviços públicos, eixos viários, áreas de lazer e de turismo, entre outros elementos próprios de uma cidade urbano.
Durante o lançamento, o governador Omar Aziz, destacou a importância do projeto para estudantes que se deslocam do interior para estudar na capital. “Espero que possamos consolidar a UEA e que seja essencial  para os alunos que chegam na capital à procura de um alojamento para estudar e depois retornar à cidade de origem qualificados”, afirmou.
A Cidade Universitária reunirá todas as unidades da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Manaus em apenas um polo. Será construído ainda um hospital escola com 200 leitos, Vila Olímpica e Centro Tecnológico de pesquisas.
Para Omar, o projeto é um grande desafio  de governo, pois além de construir ele ainda precisará do apoio de empresários que possam investir em vários empreendimentos no território. “Eles terão uma parcela de suma importância que é gerar renda a centenas de pessoas investindo seu empreendimento em uma área gigantesca, e que com certeza dará retornop”,  declarou.
O plano diretor prevê áreas para implantação de empreendimentos habitacionais, condomínios horizontais e verticais, comércios, shopping center e business center, destinados para atender a população que vai trabalhar a cidade.
  Sustentabilidade Ambiental
A construção da Cidade Universitária será feita obedecendo critérios de sustentabilidade ambiental. A área terá o reaproveitamento da água, gestão de resíduos sólidos e eficiência energética.
Omar destacou a importância da conservação do meio ambiente dentro da área metropolitana. “Não deixaremos que parques florestais, igarapés e margens do rio sejam destruídos, tudo será resguardado para o bem dos futuros moradores”, disse.
Preocupação com transporte
Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UEA), Janderson Teixeira, a preocupação agora é quanto ao transporte coletivo dos estudantes. “Muitos acadêmicos moram em zonas distantes de Manaus e esse será um problema que vamos enfrentar até chegar na Cidade Universitária, em Iranduba”, declarou.
Janderson disse ainda que ideias e propostas para a melhoria da educação no novo polo precisam ser incluídas para que haja melhor aceitação dos estudantes. “O projeto foi feito, mas os estudantes da UEA não foram ouvidos, acho o projeto genial, mas acredito que nós precisamos conversar com o governador”, enfatizou.
Após ouvir a declaração de Janderson o governador Omar Aziz, declarou que existem outras preocupações mais urgentes no momento e prometeu reunir com  representantes do diretório para discutir o assunto nesta sexta-feira (13).
Prefeito de Iranduba aprova
O prefeito de Iranduba, Nonato Lopes, apoiou o projeto e destacou que a Cidade Universitária irá beneficiar os moradores do município. “Nossa cidade irá se tornar referência para outros estados e esperamos receber estudantes de todas as localidades do Amazonas em busca de qualificação”, frisou.
Atualmente os estudantes de Iranduba se deslocam do município para estudar em universidades públicas da capital. O percurso, em média, é de uma hora. Com a construção do polo, os estudantes poderão estudar e trabalhar na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário