quarta-feira, 29 de abril de 2015

Omar questiona indicações na Petrobras e defende indústria de fertilizantes no AM

Omar ressaltou a importância de indicações técnicas ao invés de políticas para os cargos de direção nas estatais – foto: divulgação

O Senador Omar Aziz foi incisivo e questionou o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, durante audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no fim da manhã desta terça (28), no Senado Federal. Membro titular da CAE, o Senador do Amazonas ressaltou a importância de indicações técnicas ao invés de políticas para os cargos de direção nas estatais e defendeu a criação de uma indústria de fertilizantes no Estado.

“Como é que o Brasil, que é um País agrícola, não tem uma indústria de fertilizante, tendo a terceira maior jazida de potássio do mundo? E nós temos o seguinte: temos nitrogênio no gás, temos o potássio, falta só o fósforo. Você teria uma indústria química no Estado do Amazonas hoje, gerando emprego e acabando com a importação de fertilizante, que é necessário”, afirmou Omar.

Na avaliação do parlamentar, Bendine deve exigir que os diretores da Petrobras sejam nomeados da sua confiança. “Não indicação de Partido Político, para dar apoio político. Isso é que acabou com o maior patrimônio do Brasil, que é a Petrobras; isso deixou a Petrobras na situação em que está hoje”, analisou.

Omar lembrou ainda de conversas que manteve com a então presidente da Petrobras, Graça Foster, quando era governador do Amazonas. O agora Senador criticou que a estatal tenha privado o Amazonas de investimentos, ao mesmo tempo em que escândalos aconteciam nos bastidores.

“Quando eu a procurei para que a Petrobras fizesse os investimentos, a Graça Foster disse para mim na época que não tinha condições de fazer os investimentos. E depois eu me assusto, porque debaixo dela passou tanto dinheiro que a Petrobras perdeu em coisas não lícitas neste País, e não tinha dinheiro para investir em meu Estado. Mas tinha dinheiro para fazer superfaturamento de obra, tinha dinheiro para fazer aditivos, tinha dinheiro para fazer investimentos em Pasadena. Tinha dinheiro para isso e aquilo, mas não tinha dinheiro para colocar no Estado do Amazonas”.

Empossado em fevereiro como presidente da Petrobras, Bendine concordou com o Senador Omar Aziz sobre a importância de indicações técnicas e explicou como está atualmente a composição da Estatal. “Sou originário do Banco do Brasil, assim como Ivan Monteiro, o Diretor de Finanças. O Diretor de Governança, Risco e Conformidade, ele foi selecionado em um processo de headhunter no final do ano passado, e tomou posse, também, no início de fevereiro, vem do mercado. E os cincos demais diretores, das áreas específicas da Petrobras, são funcionários de carreira e estou bastante satisfeito com o trabalho deles. São técnicos brilhantes de dentro da própria casa”, assegurou.

“Fico devendo a informação do volume de fertilizantes empregados nos últimos quatro anos, notadamente de potássio, mas me comprometo a lhe passar pessoalmente depois esses dados envolvendo, inclusive, o seu Estado, Amazonas”, finalizou Bendine.



Com informações da assessoria

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Omar Aziz e Marcos Rotta assumem coordenação do grupo parlamentar do AM em Brasília

O novo coordenador da bancada amazonense, senador Omar Aziz convocou a primeira reunião de trabalho para o próximo dia 28 de abril, na sala da liderança do PSD no Senado
O novo coordenador da bancada amazonense, senador Omar Aziz convocou a primeira reunião
de trabalho para o próximo dia 28 de abril, na sala da liderança do PSD no Senado
 ( ROQUE DE SÁ/AGÊNCIA TEMPO)
Setenta e quatro dias depois de a nova bancada de deputados federais e senadores do Amazonas ter tomado posse, em 1º de fevereiro de 2015, foi escolhida na tarde desta quarta-feira (15), a coordenação que vai comandar o grupo parlamentar este ano.

 Com oito votos favoráveis, o senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM) foram escolhidos coordenador e subcoordenador respectivamente.

 No momento da decisão, estavam ausentes o deputado Hissa Abrahão (PPS-AM) e as senadoras Sandra Braga (PMDB-AM) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Os três parlamentares haviam justificado ao decano da bancada, deputado Átila Lins (PSD-AM), responsável por convocar a reunião, prevista para acontecer na sala de reuniões da Presidência da Câmara às 14h30.

 No final do encontro, quando a decisão pelos nomes de Omar e Rotta já havia sido tomada, Hissa e Sandra Braga chegaram à sala da Diretoria Geral da Câmara. O deputado do PPS, que tinha lançado candidatura a coordenador, reclamou da mudança de local sem aviso prévio.

 O subcoordenador parlamentar, Marcos Rotta, disse ter ficado surpreso com a escolha e agradeceu a deferência. “Vamos trabalhar unidos, pois, a união deve pautar as nossas ações independentemente de partido”, declarou.

 Foi o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) quem sugeriu a “chapa”, acolhida também pelos deputados federais Átila Lins (PSD-AM), Alfredo Nascimento (PR-AM), Arthur Bisneto (PSDB-AM), Conceição Sampaio (PP-AM) e Silas Câmara (PSD-AM).

O novo coordenador da bancada amazonense, senador Omar Aziz convocou a primeira reunião de trabalho para o próximo dia 28 de abril, na sala da liderança do PSD no Senado. “Vamos pedir a cada parlamentar sugestões de temas, de demandas para montarmos uma pauta de ação este ano, como audiências nos Ministérios, projetos prioritários entre outros assuntos”, definiu o senador. Aziz pretende reunir a bancada amazonense, pelo menos, duas vezes por mês

Omar Aziz e Marcos Rotta irão coordenar bancada do AM em Brasília


Senador e deputado federal foram escolhidos na tarde desta quarta (15).
Segundo Rotta, primeira reunião deve abordar temas emergenciais do AM. 


Senador tomou posse na tarde deste domingo (1º), em Brasília (Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação)
    O senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Marcos Rotta (PMDB) irão coordenar a bancada do Amazonas no Congresso 
Nacional. Todos os parlamentares presentes na reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (15) no salão da diretoria da Câmara dos Deputados, em Brasília, escolheram o ex-governador como coordenador da bancada e Rotta como vice.
    A primeira reunião da bancada deve ocorrer no dia 28 deste mês. No entanto, a pauta central ainda não foi definida. Segundo Rotta, ele e Omar devem abordar temas emergenciais para o Amazonas.
    "Irei colaborar com essa bancada experiente, que sempre se manteve unida nas questões que envolvem o Amazonas, deixando de lado as 'preferências políticas'", disse o deputado. "Como coordenador da bancada do Amazonas, prezo por uma ação apartidária, trabalhando pelo nosso Estado e respeitando o espaço de cada um.", acrescentou Omar, por meio de sua assessoria de comunicação.

Fonte: G1

terça-feira, 14 de abril de 2015

Após queda de receita no AM, Omar discute com vice-presidente reajuste fiscal e retormada do crescimento

Senador Omar Aziz e o Vice-presidente Michel Temer
SÃO PAULO- O Senador Omar Aziz (PSD) se reuniu nesta sexta-feira, 10, em São Paulo com o Vice-Presidente da República, Michel Temer, novo Secretário de Relações Institucionais do Governo Federal. Na pauta, o ajuste fiscal e a discussão de medidas importantes para que País retome o crescimento econômico.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dilma convoca lideres do congresso para discutir o medidas economicas

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff chamou o Senador Omar Aziz e outros líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para uma reunião, na tarde desta terça-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na pauta devem constar debates sobre o ajuste fiscal e ações para o crescimento da economia.