sábado, 5 de novembro de 2011
Omar acaba com financiamento a ONgs de politicos
O governador Omar Aziz, decidiu romper com uma tradição política brasileira mais recente e, principalmente, um mecanismo de assistencia social que se transformou, nas duas últimas duas décadas, em eleitoreirismo barato e grosseiro: O financiamento de ONGs, controlados por políticos ou seus familiares, que utilizavam as verbas liberadas com fins, estritamente, de campanha eleitoral. A decisão do governador Omar Aziz, com exclusividade para o BLOGdaFLORESTA atinge, portanto, o financiamento pelo estado, de todas as ONGs que captavam recursos financeiros para promover ações sociais e, ao invés disso, realizavam apeans atividades eleitoreiras, em prol dos políticos que as controlavam.Omar Aziz disse que não é contra ONGs que operam em outras áreas de forma irrepreensível, mas, não pode admitir mais, a liberação de recursos financeiros para entidades sob a qual pesam acusações e suspeitas de que apenas transformam as verbas em votos. Com a decisão, o governo do Amazonas, é primeiro no Brasil a romper com a tradição de financiar entidades espúrias de politiqueiros. O tratamento do governo Omar Aziz será diferente para entidades que, realmente, promovam assistência social, sem envolvimento de políticos
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Omar Aziz e Eduardo Braga prestam solidariedade a Lula
O governador Omar Aziz expressou em nota oficial sua solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio da Silva e à sua luta contra o tumor na região laringe. Neste sábado (29), o Hospital Sírio-Libanês divulgou a doença do ex-presidente.
Em nota enviada por sua assessoria ao portal acrítica.com, Omar Aziz diz o seguinte: “Solidarizo-me com o ex-presidente Lula e torço que o tratamento seja bem sucedido. Que Deus o abençoe, dando força a ele e sua família para enfrentar as etapas que virão", diz Aziz.
O governador do Amazonas recepcionou Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 24, aniversário de Manaus, durante a inauguração da Ponte Rio Negro.
O senador e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga, também se manifestou quando soube sobre da doença de Lula.
Por meio de sua assessoria, Braga afirmou que, assim todo o povo brasileiro, foi pego de surpresa com a notícia.
Eduardo Braga disse que vai fazer orações pela melhora do ex-presidente. “Neste momento devemos orar pela saúde dele e esperar que Lula siga à risca o tratamento médico. Assim como a presidente Dilma Rousseff, que também passou por um momento difícil com o câncer linfático, o Lula também deverá passar por esta mesma situação, mas esperemos que ele fique curado. Minhas orações pelo ex-presidente”, disse.
O portal acrítica.com tentou mas não conseguiu falar com o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), no Amazonas, João Pedro.
O ex-presidente Lula, que na última quinta-feira (27) completou 66 anos, foi diagnosticado com um tumor maligno na região da laringe após sentir dores na garganta.
A notícia da doença do ex-presidente do Brasil repercutiu imediatamente nos jornais brasileiros e na imprensa internacional.
Site dos principais jornais do mundo, como a emissora britânica BBC, o do jornal argentino El Clarin e o serviço de notícias em inglês da TV Al Jazeera, noticiaram com destaque a notícia sobre Lula. Todos lembraram a trajetória política do ex-presidente brasileiro.
Na abertura da Fiam, governador Omar Aziz demonstra preocupação com a concorrência chinesa
O governador Omar Aziz disse na noite desta quarta-feira, dia 26 de outubro, na abertura da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2011), que está preocupado com a crise econômica que assola os EUA e a Europa e com o avanço da economia chinesa sobre os mercados fora desses dois eixos. De acordo com ele, com a queda de consumo nos mercados americano e europeu, os chineses estão se voltando para novos mercados na América do Sul, o que pode gerar prejuízos à industrial nacional e ao polo da Zona Franca de Manaus. “O poder de produção da China é muito rápido e com preço muito abaixo do que se pode imaginar. Como eles estabelecem regras próprias, eles têm esse poder de competitividade. A gente tem um concorrente muito forte”, disse o governador, ao sustentar que o avanço dos produtos chineses é um problema para a Zona Franca de Manaus, que produz praticamente para a indústria nacional. Na Fiam, o governador encontrou-se com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, com quem conversou bastante, antes da cerimônia de abertura. Questionado em entrevista sobre o nome indicado por ele para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Omar Aziz confirmou a indicação de Thomaz Nogueira, secretário executivo de Fazenda do Amazonas, mas disse que a nomeação será feita pela presidente Dilma Rousseff. A escolha de Thomaz Nogueira saiu de um consenso com a bancada amazonense no Congresso Nacional.
No discurso de abertura da Fiam, o governador voltou a agradecer a presidente por ter assinado a proposta de Emenda à Constituição (PEC) prorrogando a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos e o Projeto de Lei que altera o Decreto 288/1967, estendendo os incentivos fiscais da ZFM para os municípios da RMM, mas disse que é preciso preservar a competitividade. “É uma conquista que todos nós temos que festejar, mas ao mesmo tempo estar alerta para preservar a competitividade”.
Viagem a Brasília – O governador Omar Aziz viaja nesta quinta-feira, dia 27, a Brasília, onde participa de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e outros governadores. Na pauta está a cobrança de redução dos juros das dívidas dos estados, considerados acima do mercado. Omar Aziz também aproveitará o encontro para tratar sobre a liberação de recursos para o projeto de Mobilidade Urbana do Governo do Amazonas, que prevê a construção do monotrilho e um conjunto de intervenções viárias na cidade.
ALE/AM aprova PL que prevê rescisão de contrato por má prestação de serviços
Manaus - A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) aprovou nesta terça (1º) o projeto de lei nº 135/2011, no qual é exigida a inclusão da cláusula — em contratos de serviços de telefonia e banda larga — que garante ao consumidor a rescisão, independente dos prazos de fidelização.
Conforme a cláusula, a ‘quebra’ de contrato poderá ser solicitada pelo consumidor em caso de má prestação de serviço e sem ônus.
Com a aprovação da Casa, o projeto de lei nº 135/2011 agora segue à Casa Civil para a sanção do governador do Estado, Omar Aziz.
De acordo com a proposta, de autoria do deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), será obrigada a inclusão desta cláusula em contratos de adesão dos serviços de banda larga móvel e telefonias fixa e móvel, celebrados dentro do Estado do Amazonas.
Segundo o projeto de lei, a cláusula deverá constar no contrato da seguinte forma: “No caso de desistência do contrato por parte do usuário em razão da má prestação de serviço pela operadora, o consumidor ficará isento de multa, cabendo à prestadora de serviço o ônus da prova da improcedência da alegação feita pelo usuário”.
A proposta tem como respaldo a resolução nº 477/07 da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), a qual prevê a impossibilidade de multa e quebra de contrato, caso seja comprovada a má prestação de serviço por parte da operadora.
Segundo o deputado Marcos Rotta, em caso de quebra de contrato, só caberá às operadoras provarem o não descumprimento de qualquer obrigação prevista em contrato. “Se a empresa quiser manter o cliente, terá de melhorar os serviços. Isso é bom para o mercado, pois ninguém vai querer perder clientes e, com certeza, as operadoras terão de oferecer qualidade para se tornar competitiva”, ressaltou.
Multa
Se sancionada, a nova lei prevê a multa de R$ 1 mil a R$ 300 mil às operadoras que descumprirem a legislação. No caso de reincidência, a multa será dobrada. O Procon/AM será responsável pela fiscalização.
Conforme a cláusula, a ‘quebra’ de contrato poderá ser solicitada pelo consumidor em caso de má prestação de serviço e sem ônus.
Com a aprovação da Casa, o projeto de lei nº 135/2011 agora segue à Casa Civil para a sanção do governador do Estado, Omar Aziz.
De acordo com a proposta, de autoria do deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), será obrigada a inclusão desta cláusula em contratos de adesão dos serviços de banda larga móvel e telefonias fixa e móvel, celebrados dentro do Estado do Amazonas.
Segundo o projeto de lei, a cláusula deverá constar no contrato da seguinte forma: “No caso de desistência do contrato por parte do usuário em razão da má prestação de serviço pela operadora, o consumidor ficará isento de multa, cabendo à prestadora de serviço o ônus da prova da improcedência da alegação feita pelo usuário”.
A proposta tem como respaldo a resolução nº 477/07 da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), a qual prevê a impossibilidade de multa e quebra de contrato, caso seja comprovada a má prestação de serviço por parte da operadora.
Segundo o deputado Marcos Rotta, em caso de quebra de contrato, só caberá às operadoras provarem o não descumprimento de qualquer obrigação prevista em contrato. “Se a empresa quiser manter o cliente, terá de melhorar os serviços. Isso é bom para o mercado, pois ninguém vai querer perder clientes e, com certeza, as operadoras terão de oferecer qualidade para se tornar competitiva”, ressaltou.
Multa
Se sancionada, a nova lei prevê a multa de R$ 1 mil a R$ 300 mil às operadoras que descumprirem a legislação. No caso de reincidência, a multa será dobrada. O Procon/AM será responsável pela fiscalização.
sábado, 4 de junho de 2011
Aziz já garantiu que vai ajudar Itacoatiara
É só alegria.



O jogo foi duro do começo ao fim, mas nos pênaltis o Leão Azul de Serpa levou e melhor e sagrou-se Bi Campeão Amazonense de Futebol na tarde desse sábado contra seu adversário mais valente. O Nacional de Manaus. Não podia ser diferente: terminou com festa para a torcida do Clube e azul e branco de Itacoatiara que tem vaga garantida na série B do Campeonato Brasileiro de 2012.
Penarol é Bicampeão/2011



O jogo foi duro do começo ao fim, mas nos pênaltis o Leão Azul de Serpa levou e melhor e sagrou-se Bi Campeão Amazonense de Futebol na tarde desse sábado contra seu adversário mais valente. O Nacional de Manaus. Não podia ser diferente: terminou com festa para a torcida do Clube e azul e branco de Itacoatiara que tem vaga garantida na série B do Campeonato Brasileiro de 2012. É a primeira vez que um clube do interior do estado se sagra campeão por duas vezes seguida. Coube ao Penarol quebrar essa marca historia. Com essa vitória as forças esportivas do Amazonas em um compromisso maior com o futebol de Itacoatiara. O município precisa de um estádio maior.
Dentro dessa necessidade o governador Omar Aziz já garantiu que vai ajudar Itacoatiara a aumentar a capacidade do Estádio Floro de Mendonça pra 20.000 mil espectadores num futuro bem próximo. O Diretor de Futebol do Clube,Raimundo Grana desde as primeiras horas de sexta feira já exaltava a campanha do seu clube e o apoio do governador.
O prefeito Antonio Peixoto que estava no estádio desfilou com uma azul e branca e o número 13 de seu partido,acompanhou a volta olímpica dos atletas bicampeões.
Adjuto comemora reajuste da subvenção da borracha
Sáb, 04 de Junho de 2011 10:54 | Escrito por Gilmar Peron
O deputado estadual Adjuto Afonso comemorou a assinatura feita pelo governador Omar Aziz, essa manhã, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, reajustando a subvenção da borracha paga aos seringueiros do Amazonas de R$ 0,70 para R$ 1,00, e a mensagem entregue a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) pelo governador criando o Projeto de Lei Complementar de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Purus. O parlamentar foi o grande incentivador da subvenção da borracha em seu primeiro mandato, que a época era paga R$ 0,30, pego pelo quilo da borracha.
O Zoneamento ajuda a identificar e avaliar a situação de cada porção do território, verificando as potencialidades e as limitações ambientais, econômicas e sociais, facilita os processos de licenciamento das atividades e possibilita que todos tenham mais conservação da sua região.
***************
Informações: Auriane Carvalho - Assessoria de Comunicação
| Editoriais - Purus |
O Zoneamento ajuda a identificar e avaliar a situação de cada porção do território, verificando as potencialidades e as limitações ambientais, econômicas e sociais, facilita os processos de licenciamento das atividades e possibilita que todos tenham mais conservação da sua região.
***************
Informações: Auriane Carvalho - Assessoria de Comunicação
sexta-feira, 3 de junho de 2011
BRT e monotrilho não são prioridades para a Copa 2014 em Manaus
Uma das exigências feitas por Amazonino a Omar Aziz: que o projeto monotrilho tenha capacidade de transportar, na hora do pico, no mínimo 28 mil passageiros/hora(Bruno Kelly - 03/05/2011 ) Manaus não terá monotrilho nem BTR (Bus Transit Rapid) para a Copa do Mundo de 2014. A informação foi dada nesta terça-feira (31) pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, e pelo prefeito Amazonino Mendes, após saírem da reunião com a presidente Dilma Rousseff, com os prefeitos das capitais e governadores do Estados-sedes da Copa de 2014. Apesar de o prefeito de Manaus ter cedido e prometido não mais fazer críticas a respeito da construção do monotrilho - sob a responsabilidade do Governo do Estado, que vai se integrar ao BTR no projeto de mobilidade urbana da capital -, ele e Aziz chegaram a outro consenso: o sistema monotrilho-BRT não é prioridade para a Copa do Mundo, em Manaus, já que as exigências da Fifa são estádios, portos e aeroportos. “Não temos que pensar na mobilidade urbana só para a Copa, mas para os próximos 20 ou 30 anos”, informou o governador. O convencimento do prefeito sobre a construção do sistema ocorreu após uma recente conversa com Omar Aziz, que garantiu aprimorar o monotrilho. O governo vai trazer técnicos ingleses para uma revisão do projeto, o que, para Amazonino Mendes, imprime confiabilidade. “Disse ao governador que para mim não haveria nenhum empecilho (a construção do monotrilho), pelo contrário, fico feliz. Pedi apenas que o projeto revisado seja exibido à Prefeitura de Manaus para que os técnicos examinem e ver se condiz com as necessidades”, declarou nesta terça (31) o prefeito de Manaus ao sair da reunião com a presidente Dilma Rousseff, os prefeitos das capitais e governadores do Estados-sedes da Copa de 2014. Para aceitar a execução da obra, que, segundo a matriz de responsabilidade do PAC Copa custará R$ 800 milhões, vindos da Caixa Econômica Federal – sendo R$ 600 milhões do monotrilho e R$ 200 milhões do BRT – e deixar de reclamações o prefeito Amazonino Mendes fez exigências ao governador Omar Aziz: o projeto monotrilho tem que ter capacidade de transportar, na hora do pico, no mínimo 28 mil passageiros/hora; o Governo do Estado deverá encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) dando conta de que, na hipótese de haver subsídio de tarifa, o Estado vai arcar com a responsabilidade. “Feito isso, outros detalhes menores, mais simples de serem removidos, como o comportamento dos alimentadores, o encontro dos dois sistemas BRT-VLT (o mesmo que monotrilho) os nossos técnicos vão ajustar naturalmente”, declarou o prefeito de Manaus. Questionado se estava mais calmo e menos crítico com essa decisão entre Governo e Prefeitura de Manaus, Amazonino respondeu: “Não vejo mais por que eu tecer críticas porque as coisas estão conformadas com esse novo reexame técnico, segundo a palavra do governador, desde que mostre a capacidade técnica de 28 mil passageiros/hora”. Amazonas cobra recursos Ao dar indicações de que o sistema monotrilho-BRT não estará pronto até a Copa do Mundo de 2014, alegando que os pontos essenciais destacados pela presidente Dilma para o evento esportivo são: estádios, portos, aeroportos e a rede hoteleira, o governador Omar Aziz disse ter cobrado do Governo Federal a liberação de recursos para as obras e citou o BNDES a respeito da Arena da Amazônia. “Na reunião, tratei das dificuldades por que passa o Estado do Amazonas. Entregamos o projeto do estádio em março do ano passado, conseguimos afinar com o BNDES dia 30 de dezembro de 2010 e até agora não houve liberação de recursos para a Arena”, contou o governador. O valor do estádio está orçado em R$ 400 milhões, mas até agora foram liberados somente R$ 6 milhões para o projeto executivo. Omar também reclamou do atraso das obras do aeroporto Eduardo Gomes. Com o processo de licitação iniciado, a previsão é que as obras iniciem em janeiro de 2012 e concluam em dezembro de 2013. Serão destinados R$ 415 milhões. Ao Porto de Manaus estão previstos R$ 89,9 milhões, da Secretaria Especial de Portos (SEP), mas os recursos somente serão repassados depois que a unidade portuária for entregue ao Ministério dos Transportes. Hoje está arrendado à iniciativa privada. Reunião trimestral Na reunião realizada nesta terça-feira (31) entre Dilma Rousseff, governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, ficou decidido que a presidente da República irá coordenar, a cada três meses, uma reunião com todos os envolvidos para a realização da Copa. O ministro do Esporte, Orlando Silva, revelou a constatação de que é necessário acelerar mais os preparativos e, para tanto, é importante que todos os entes federativos atuem em conjunto. |
Por A Crítica - AM - Manaus/AM - MANAUS |
domingo, 8 de maio de 2011
Governador Omar Aziz entrega notebooks em Nova Olinda e Autazes
Manaus , 07 de Maio de 2011
acritica.com
O governador do Amazonas, Omar Aziz, esteve nesta sexta-feira, dia 06, em Nova Olinda do Norte e Autazes, onde, na companhia da primeira dama, Nejmi Aziz, entregou notebooks para 680 professores. A iniciativa está inserida no programa “Professor na Era Digital” que, entre outras coisas, visa a inclusão digital em toda a rede de ensino. Estão sendo contemplados 20 mil professores de 62 municípios amazonenses. Ano passado 21 mil educadores da rede estadual da capital e interior também receberam os equipamentos.
Segundo Omar, os notebooks vão auxiliar os professores dentro e fora da sala, possibilitando melhor qualidade das aulas. Os aparelhos são acompanhados de um software com conteúdo pedagógico correspondente a mil livros. “O computador é uma ferramenta importante no processo educacional atual. Sem dúvida, esses jovens estão tendo melhores oportunidades de conhecimento que seus pais.”
O professor da escola municipal Maria de Fátima, em Nova Olinda, Paulo Roberto Marinho, concorda que as aulas de História ficarão bem mais atraentes com o novo recurso. “Vamos aproveitar os recursos pedagógicos e poder usar outros, como o data show. Isso é fantástico”. Aluna do primeiro ano do ensino Médio da Escola Maria Emília, de Autazes, Isabel Souza Pereira afirma que o Governo do Amazonas colocou os professores do interior na era moderna. “O uso do computador em sala proporciona uma aula mais dinâmica e participativa. Quem ganha somos nós, alunos”.
O secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, disse que todos os professores estão recebendo treinamento para aprender a lidar com a nova ferramenta de ensino. O prefeito de Nova Olinda, Adenilson Reis, afirmou ser um momento extraordinário no processo educacional do Estado. “Você imagina um professor da zona rural tendo acesso a uma ferramenta como esta. Isso é inclusão digital”.
Núcleo da UEA e estradas
Em Nova Olinda, o governador Omar Aziz anunciou a criação de um núcleo da unidade da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Segundo o governador, a criação da UEA faz parte do projeto de consolidação da instituição no Estado e do fortalecimento da educação no interior. Omar informou também que irá concluir a reforma do Centro Cultural da cidade, além de realizar a reforma da escola estadual Abílio Nery.
Em Autazes, o governador disse que vai asfaltar as estradas de Sampaio e Novo Céu, mas sua principal prioridade é incentivar a geração de emprego e renda, aproveitando o potencial produtivo do município. Autazes possui a maior bacia leiteira do Estado.
acritica.com
O governador do Amazonas, Omar Aziz, esteve nesta sexta-feira, dia 06, em Nova Olinda do Norte e Autazes, onde, na companhia da primeira dama, Nejmi Aziz, entregou notebooks para 680 professores. A iniciativa está inserida no programa “Professor na Era Digital” que, entre outras coisas, visa a inclusão digital em toda a rede de ensino. Estão sendo contemplados 20 mil professores de 62 municípios amazonenses. Ano passado 21 mil educadores da rede estadual da capital e interior também receberam os equipamentos.
Segundo Omar, os notebooks vão auxiliar os professores dentro e fora da sala, possibilitando melhor qualidade das aulas. Os aparelhos são acompanhados de um software com conteúdo pedagógico correspondente a mil livros. “O computador é uma ferramenta importante no processo educacional atual. Sem dúvida, esses jovens estão tendo melhores oportunidades de conhecimento que seus pais.”
O professor da escola municipal Maria de Fátima, em Nova Olinda, Paulo Roberto Marinho, concorda que as aulas de História ficarão bem mais atraentes com o novo recurso. “Vamos aproveitar os recursos pedagógicos e poder usar outros, como o data show. Isso é fantástico”. Aluna do primeiro ano do ensino Médio da Escola Maria Emília, de Autazes, Isabel Souza Pereira afirma que o Governo do Amazonas colocou os professores do interior na era moderna. “O uso do computador em sala proporciona uma aula mais dinâmica e participativa. Quem ganha somos nós, alunos”.
O secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, disse que todos os professores estão recebendo treinamento para aprender a lidar com a nova ferramenta de ensino. O prefeito de Nova Olinda, Adenilson Reis, afirmou ser um momento extraordinário no processo educacional do Estado. “Você imagina um professor da zona rural tendo acesso a uma ferramenta como esta. Isso é inclusão digital”.
Núcleo da UEA e estradas
Em Nova Olinda, o governador Omar Aziz anunciou a criação de um núcleo da unidade da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Segundo o governador, a criação da UEA faz parte do projeto de consolidação da instituição no Estado e do fortalecimento da educação no interior. Omar informou também que irá concluir a reforma do Centro Cultural da cidade, além de realizar a reforma da escola estadual Abílio Nery.
Em Autazes, o governador disse que vai asfaltar as estradas de Sampaio e Novo Céu, mas sua principal prioridade é incentivar a geração de emprego e renda, aproveitando o potencial produtivo do município. Autazes possui a maior bacia leiteira do Estado.
Governador Omar Aziz anuncia aumento salarial de 8% para policiais militares e bombeiros
Trabalhadores da Educação também terão reajuste acima da inflação
O governador Omar Aziz anunciou nesta quinta-feira, dia 5 de maio, aumento de 8% para os Policiais Militares e Bombeiros do Amazonas. O reajuste, com percentual superior à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que foi de 6,35%, vai alcançar cerca de 8 mil servidores da ativa e da reserva e é retroativo a 21 de abril, data base da categoria. Na semana passada, Omar já havia anunciado o mesmo percentual para profissionais da Educação.
O aumento foi negociado entre o governador e a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (ASSPBMAM) e teve a aprovação da categoria. Segundo o presidente da entidade, sargento Francisco Pereira da Silva, o Pereirinha, o reajuste correspondeu às expectativas, sendo bem maior que o concedido ano passado, quando foi dado 5% dividido em duas parcelas.
"Saímos contentes, não só pelo reajuste, mas pelo fato de o governador ter nos convidado a discutir as melhorias do Sistema de Segurança e também das condições de trabalho da Polícia Militar e dos Bombeiros. Conversamos abertamente e sentimos que ele está realmente preocupado em melhorar a segurança", disse Pereirinha.
Segundo ele, a categoria está propensa a ajudar na implantação do Programa Ronda dos Bairros. "Estão sendo feitos investimentos em equipamentos, viaturas e no treinamento dos policiais, além do aumento do efetivo com o novo concurso, que vai permitir a contração de cerca de 2,5 policiais militares".
Na reunião com o representante dos servidores da Segurança, também foi anunciada reforma dos Distritos Integrados de Polícia (Dips), descentralização do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), entre outras mudanças que visam a preparação para a implantação do Ronda dos Bairros.
Educação - Na última terça-feira, servidores da Educação, em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), aprovaram a proposta do Governador Omar Aziz de conceder 8% de reajuste salarial para a categoria, retroativo a março, mês da data base desses profissionais.
"O Governo está fazendo um esforço para atender os profissionais de duas das áreas mais importantes para a população, que é a Educação e a Segurança. Isso demonstra que o Governo está cumprindo com a decisão de fazer do Amazonas um Estado melhor para todos os seus habitantes", ressaltou Omar. Em relação ao reajuste concedido aos profissionais da Educação, o governador destacou, ainda, que o ganho salarial também ficará acima da inflação, refletindo a política do Governo Estadual de oferecer condições mais adequadas ao desenvolvimento do trabalho com qualidade, nas busca por melhores índices educacionais para o Amazonas.
A presidente do Sinteam, Isis Tavares Neves, disse que a aprovação do percentual é uma vitória da categoria e espera que, futuramente, os professores avancem nas negociações de novos reajustes.
--
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonasGovernador Omar Aziz anuncia aumento salarial de 8% para policiais militares e bombeiros
O governador Omar Aziz anunciou nesta quinta-feira, dia 5 de maio, aumento de 8% para os Policiais Militares e Bombeiros do Amazonas. O reajuste, com percentual superior à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que foi de 6,35%, vai alcançar cerca de 8 mil servidores da ativa e da reserva e é retroativo a 21 de abril, data base da categoria. Na semana passada, Omar já havia anunciado o mesmo percentual para profissionais da Educação.
O aumento foi negociado entre o governador e a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (ASSPBMAM) e teve a aprovação da categoria. Segundo o presidente da entidade, sargento Francisco Pereira da Silva, o Pereirinha, o reajuste correspondeu às expectativas, sendo bem maior que o concedido ano passado, quando foi dado 5% dividido em duas parcelas.
"Saímos contentes, não só pelo reajuste, mas pelo fato de o governador ter nos convidado a discutir as melhorias do Sistema de Segurança e também das condições de trabalho da Polícia Militar e dos Bombeiros. Conversamos abertamente e sentimos que ele está realmente preocupado em melhorar a segurança", disse Pereirinha.
Segundo ele, a categoria está propensa a ajudar na implantação do Programa Ronda dos Bairros. "Estão sendo feitos investimentos em equipamentos, viaturas e no treinamento dos policiais, além do aumento do efetivo com o novo concurso, que vai permitir a contração de cerca de 2,5 policiais militares".
Na reunião com o representante dos servidores da Segurança, também foi anunciada reforma dos Distritos Integrados de Polícia (Dips), descentralização do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), entre outras mudanças que visam a preparação para a implantação do Ronda dos Bairros.
Educação - Na última terça-feira, servidores da Educação, em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), aprovaram a proposta do Governador Omar Aziz de conceder 8% de reajuste salarial para a categoria, retroativo a março, mês da data base desses profissionais.
"O Governo está fazendo um esforço para atender os profissionais de duas das áreas mais importantes para a população, que é a Educação e a Segurança. Isso demonstra que o Governo está cumprindo com a decisão de fazer do Amazonas um Estado melhor para todos os seus habitantes", ressaltou Omar. Em relação ao reajuste concedido aos profissionais da Educação, o governador destacou, ainda, que o ganho salarial também ficará acima da inflação, refletindo a política do Governo Estadual de oferecer condições mais adequadas ao desenvolvimento do trabalho com qualidade, nas busca por melhores índices educacionais para o Amazonas.
A presidente do Sinteam, Isis Tavares Neves, disse que a aprovação do percentual é uma vitória da categoria e espera que, futuramente, os professores avancem nas negociações de novos reajustes.
--
Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonasGovernador Omar Aziz anuncia aumento salarial de 8% para policiais militares e bombeiros
Governador Omar Aziz dá bom exemplo!
Na semana passada saiu a noticia que políticos Amazonenses, não confiam na Saúde do Amazonas. O Governador Omar Aziz, foi acometido de uma infecção intestinal, teve que procurar uma unidade de saúde publica. Dizem que ao contrário de Eduardo Braga, que ao sentir uma dorzinha, já ia para São Paulo procurar as melhores clinicas. Já o Governador Omar, procurou o hospital 28 de Agosto, que já teve alta. Segundo os assessores, o Governador não gostou nada do atendimento aos pacientes. Omar não usou de sua prerrogativa, não foi para fila, onde tinham cidadãos na espera de atendimento. Mesmo assim, Omar Aziz pode constatar como sofrem o povo que vai a procura de atendimento hospitalar. Que isso sirva de lição para outro mandatários.O JV está de olho!
Postado por Nailson Carlos R. Tenazor
Postado por Nailson Carlos R. Tenazor
segunda-feira, 25 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
O grito da liberdade, atravessado ha muito tempo, na garganta
" Estar acima das paixões e dos sentimentos, mesmo provando-os". Na frase de Tilgher, a explicação de que é possivel ser critico e homem de ação ao mesmo tempo.
Não precisa muito esforço para identificarmos que partidos politicos no Brasil de hoje agem como as ordens monásticas da Idade Média. Alem de personificarem o lider, o chefe carismatico, ainda personificam ideias, tendencias. O carlismo de ACM, o sarneysismo do pmdb, o petismo lulista, o psdbismo de FHC e por aí vai. O mais novo é o psdismo do Kassab, também chamado de Partido Social Democratico.
Com toda a pujança que a novidade desperta e o forte apelo do seu lider, o PSD do Kassab desembarcou em Manaus e claro, arrebatou o mais influente lider politico da atualidade: o governador do Estado, Omar Aziz. De quebra levou os primeiros seguidores que, certamente, deverão aumentar em numero como, de resto, ocorre quando o chefe tem não apenas o carisma, mas o poder nas mãos...
Deixo os comentarios sobre a importancia do PSD do Kassab para os especialistas. Contento-me com a observação da decisão.
Costuma-se dizer que Omar Aziz se tornou politico a reboque de outros lideres locais. Não concordo. Convem não esquecer a atividade estudantil com a devida militancia que experimentou na sua juventude. Se pouco ou não, foi o bastante para aprender e cultivar a experiencia de lidar com a política - partidaria - e dela conhecer as manhas, boas ou mas intenções dos lideres de qualquer estirpe.
Sair do PMN era dever politico de Omar ha muito tempo, desde que o ato não criasse constrangimento de qualquer tipo tanto à sua candidatura ao governo do Estado em 2010, como a seus seguidores, uma vez que a reforma politica ainda não chegou e, atualmente, existem inúmeras restrições a mudanças partidárias.
Alguns pontos a comentar: por que Aziz não foi pro PMDB. Por que não ficou no DEM. Ou por que não embarcou no PTB de Amazonino?
Evidente que qualquer uma das hipoteses seria um contrasenso. Questão de estetica política.
Verdade é que ficando de fora durante todos esse tempo e escondendo-se em um partido pequenino, quase nanico, sem nenhuma expressão nacional e mesmo regional, de relevância político-partidaria, pôde elaborar sua propria concepção teleológica da politica local. Tanto é que devera comandar e dividir com Amazonino Mendes, provavelmente em outro partido, o conjunto de forças com vistas à proxima eleição.
Ao mesmo tempo, inegável a importância da atitude do governador. Agora, não precisa que ninguem lhe diga ou ordene o que fazer da sua vida politica. Pode deixar que ele sabe muito bem o que fazer. Deu o grito da liberdade, né mesmo?
Quanto à importancia do PSD, agora não só do Kassab, mas do Omar, também, em pouco tempo se cria, cresce e vira gente grande. É esperar pra ver...
LICITAÇÃO DO MONOTRILHO SEGUE, CONTRARIANDO MINISTÉRIO PÚBLICO
Do site D24am.
O resultado da segunda fase da concorrência N°. 31/2010, referente a apresentação da proposta técnica do processo de licitação do monotrilho, deve sair na próxima segunda-feira (14). A informação é do presidente da Subcomissão Específica da Copa do Mundo de 2014 da Comissão Geral de Licitação (CGL), Luis Henrique Medeiros, que recebeu a proposta do único grupo candidato no fim da manhã desta quinta-feira (10).
"Esperamos divulgar o resultado da avaliação da proposta técnica na próxima segunda-feira, quando também esperamos abrir a terceira etapa da licitação, com as propostas de preços, se possível", disse o presidente da Subcomissão. Caso a terceira e última etapa seja feita no mesmo dia, a estimativa da CGL é que todo o processo seja divulgado até sexta-feira da semana que vem.
A etapa atual do processo licitatório do monotrilho conta com a participação de um único grupo, formado por meio de consórcio com quatro empresas: CR Almeida S/A Engenharia de Obras, Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A Empresas Associadas de Engenharia e Scomi Engineering Bhd. O grupo permaneceu no certame após o resultado da primeira fase, referente a etapa de habilitação, divulgado no ano passado.
Representando a empresa responsável pela fabricação de trens usadas no sistema de monotrilho, o vice-presidente de relações corporativas da Brascomi (representante no Brasil da empresa Scomi, da Malásia), Osmar Ferreira, foi o único do consórcio a conceder entrevistas. Ele disse que o sistema de monotrilho é viável, tanto do ponto de vista técnico quanto de preço.
Ele comparou o sistema ao metrô, usado nas principais cidades do país - entre elas São Paulo, onde a empresa já participou de duas licitações com uma vitória. "O monotrilho é o único sistema que poderia ser iniciado agora e concluído em dois ou três anos. Em São Paulo, uma única linha do metrô já levou nove anos e ainda não está pronta", disse.
Osmar Ferreira destacou o que, na opinião dele, são as grandes vantagens do sistema. "O monotrilho não prejudica o trânsito, já que vai ocupar cerca de um metro e meio dos canteiros centrais das avenidas e estará suspenso por meio de pilares. Não há poluição ambiental nem visual", disse.
O vice-presidente da Brascomi também informou que o projeto segue com o mesmo traçado original, apesar dos questionamentos, tais como o do Ministério Público Federal e Estadual, além do Instituto de Proteção do Patrimônio Histórico do Amazonas (Ipham). Todos questionaram a viabilidade do projeto e o traçado, principalmente na área central, repleta de casarões históricos.
De acordo com ele, o projeto básico do monotrilho de Manaus vai percorrer cerca de 22 quilômetros, partindo do Terminal 5, no São José (zona Leste) até o Centro da cidade. "Estão previstas pelo menos nove estações ao longo de todo o trajeto. Cada trem será composto por seis vagões e poderá transportar até mil pessoas".
Questionado sobre o valor total do projeto, assim como sobre o possível valor da tarifa, Osmar Ferreira disse que tudo vai depender do resultado do processo licitatório. "Só poderemos ter uma noção mais próxima do valor quando todo o processo estiver concluído", disse. Sobre o valor da tarifa, o vice-presidente de relações corporativas da Brascomi disse que o valor deve ficar próximo ao que é cobrado no metrô de São Paulo: até R$ 3.
"Evidentemente não somos nós que cuidados desse assunto, mas o Governo do Estado. O que sabemos é que uma empresa de consultoria está fazendo os estudos de cálculo", informou, referindo-se à empresa Price Water House Coopers, que também vai avaliar a proposta técnica apresentada pelo consórcio nesta quinta-feira.
Em documento encaminhado ao Governo do Estado, à coordenação da Unidade Gestora da Copa de 2014 e à presidência da Caixa Econômica Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado pedem a anulação da Concorrência N°. 031/2010, da CGL, aberta para escolher a empresa responsável pela obra do monotrilho.
O órgão também manteve a recomendação à Caixa Econômica Federal para que não aprove financiamento para o monotrilho, depois de considerarem ilegais novas justificativas do Estado sobre as irregularidades apontadas no projeto básico da obra.
O procurador Edmilson Martins, da Procuradoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público do MPE, informou que a notificação sobre o pedido de anulação da licitação foi expedida na quinta-feira da semana passada. A CGL disse que apenas o Governo do Estado e a Secretaria de Planejamento (Seplan) poderiam se manifestar sobre o assunto.
A Agência de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom) ainda não informou a posição do governador do Estado, Omar Aziz, sobre a questão.
FONTE: D24am
Seis parlamentares aderem ao novo partido com o governador Omar Aziz
Kassab declarou também que o partido será lançado oficialmente em âmbito nacional na próxima quarta-feira às 13h (horário Manaus), em Brasília, no Plenário Freitas Lopes do Congresso Federal.
Manaus = Seis parlamentares do Amazonas prometeram se filiar ao PSD assim que ele for criado oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como a vereadora de Manaus Glória Carrate (PMN), os deputados estaduais David Almeida (PMN), Josué Neto (PMN) e Francisco Souza (PRP) e os deputados federais Carlos Souza (PP) e Silas Câmara (PSC). A informação foi dada pelo governador do Estado, Omar Aziz (PMN).
No discurso do lançamento do PSD ontem, Silas e Carlos Souza afirmaram que foram convidados por Omar para integrar a nova sigla. “Fiquei honrado com o convite e hoje mesmo decidi ficar no partido”, disse Silas. “Não pude resistir a um pedido de um grande amigo”, afirmou Carlos que desde 2009 travava uma discussão interna com os dirigentes do PP.
A Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos) obriga políticos que desejam trocar de legenda a apresentar uma ‘justa causa’ para não serem cassados por infidelidade partidária. Na maioria dos casos, a tendência é adotar a mudança ideológica como motivo. Fundador do PSD, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o partido vai comportar políticos da base e de oposição à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), mas prometeu apoio a ela.
Kassab declarou também que o partido será lançado oficialmente em âmbito nacional na próxima quarta-feira às 13h (horário Manaus), em Brasília, no Plenário Freitas Lopes do Congresso Federal. Ele disse que já conseguiu a maioria das 500 mil assinaturas necessárias em nove Estados para protocolar o pedido de criação da sigla no TSE. Pela legislação, o partido precisa ser registrado até outubro deste ano para poder concorrer às eleições municipais de 2012.
Senador Eduardo Braga faz beicinho para megafesta de Omar Aziz
Ex-governador recebeu informação de que Omar estaria entregando PMN para o prefeito Amazonino Mendes, seu inimigo político.
Ausência mais do que notada na megafesta promovida ontem pelo governador Omar Aziz para marcar seu ingresso no Partido Social Democrático (PSD), que será fundado na quarta-feira, EM Brasília, o senador e ex-governador Eduardo Braga (PMDB) deu mostras a aliados de que não vê com bons olhos a articulação de seu sucessor.
A indiferença de Braga ao evento, promovido por Omar, tem um nome como ponto de divergência: o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que está à procura de abrigo em uma nova sigla.
Eduardo tem informação de que o governador estaria atuando para agasalhar Amazonino, seu desafeto político, no PMN, legenda pela qual Omar chegou ao Governo no ano passado, com o apoio de Braga.
Na chegada ao evento do PSD que ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador Omar Aziz comentou que seu novo partido não tinha espaço para duas estrelas, numa referência a Amazonino.
Em seu discurso, o governador fez questão de dizer que convidou várias pessoas a ingressar no PSD e que não estava fazendo “nada às escondidas”.
Ao falar sobre Braga, Omar comentou: “Quero aqui dizer a vocês que os companheiros, principalmente, o PMDB, que é presidido pelo senador Eduardo Braga é um companheiro. Somos companheiros aliados, somos de partidos aliados e vamos continuar aliados. Porque começam as especulações: ‘para onde vai, quem fica, quem está do lado de quem’. Eu não me preocupo com isso”.
A indiferença de Braga ao evento, promovido por Omar, tem um nome como ponto de divergência: o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, que está à procura de abrigo em uma nova sigla.
Eduardo tem informação de que o governador estaria atuando para agasalhar Amazonino, seu desafeto político, no PMN, legenda pela qual Omar chegou ao Governo no ano passado, com o apoio de Braga.
Na chegada ao evento do PSD que ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o governador Omar Aziz comentou que seu novo partido não tinha espaço para duas estrelas, numa referência a Amazonino.
Em seu discurso, o governador fez questão de dizer que convidou várias pessoas a ingressar no PSD e que não estava fazendo “nada às escondidas”.
Ao falar sobre Braga, Omar comentou: “Quero aqui dizer a vocês que os companheiros, principalmente, o PMDB, que é presidido pelo senador Eduardo Braga é um companheiro. Somos companheiros aliados, somos de partidos aliados e vamos continuar aliados. Porque começam as especulações: ‘para onde vai, quem fica, quem está do lado de quem’. Eu não me preocupo com isso”.
Governador Omar Aziz anuncia oficialmente a filiação no novo PSD
A criação do Partido Social Democrático (PSD), segundo o governador, é "uma maneira de oferecer mais uma opção ao povo brasileiro e à democracia".
Manaus - O governador do Amazonas Omar Aziz, eleito pelo PMN, declarou na manhã deste domingo (10) filiação ao novo partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM). A criação do Partido Social Democrático (PSD), segundo o governador, é "uma maneira de oferecer mais uma opção ao povo brasileiro e à democracia".
Para o Amazonas, segundo Omar Aziz, o PSD representa a aquisição 'de um grande aliado para a Zona Franca de Manaus, e por ser (Gilberto Kassab) o prefeito da cidade de São Paulo, que é o maior consumidor dos nossos produtos da ZFM, e por isso não podemos tratá-los como adversários', disse.
A declaração de filiação foi feita no auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas e, junto com Omar, os deputados federais, Silas Câmara (PSC) e Carlos Souza (PP), também declararam a intenção de filiarem-se ao novo partido tão logo ele exista de fato.
Até o momento os demais políticos amazonenses evitam comentar se irão ou não para o PSD.
Na bancada estadual da ALE, cogita-se a ida de Josué Neto (PMN) e David Almeida (PMN), que são da mesma legenda do governador. Na CMM, a vereadora Glória Carrate (PMN) já defendeu sua mudança. Outro que poderá ir para o PSD é o líder do prefeito Amazonino Mendes (PTB), o vereador Leonel Feitoza (PSDB), que disse durante a semana que possui interesse no assunto.
Quarta, dia 13
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o Amazonas é o último ponto da viagem que fez por nove estados para captar os políticos necessários à formulação do pedido de criação da nova sigla. "O partido irá nascer ao meio-dia desta quarta-feira (13) no Congresso Nacional", comentou.
Além do Amazonas, o PSD terá políticos filiados dos estados Bahia, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins.
Kassab disse que por ser um partido que será criado com diferentes siglas, incluíndo umas de oposição ao governo Dilma, a ideia é primeiro 'fazer uma democracia interna respeitando os compromissos internos de cada um, de base ou de oposição'.
Mas deixou claro o posicionamento do PSD: "Vamos ajudar a presidenta Dilma para que faça um bom governo", defendeu.
2012
De acordo com Gilberto Kassab, o PSD já está 'viabilizado para concorrer em 2012 na grande maioria dos estados brasileiros'. A partir de quarta-feira (13) o partido irá promover um movimento para conseguir 500 mil assinaturas em todo o Brasil e a estruturar os diretórios nos estados onde a sigla conseguiu filiados.
Para o Amazonas, segundo Omar Aziz, o PSD representa a aquisição 'de um grande aliado para a Zona Franca de Manaus, e por ser (Gilberto Kassab) o prefeito da cidade de São Paulo, que é o maior consumidor dos nossos produtos da ZFM, e por isso não podemos tratá-los como adversários', disse.
A declaração de filiação foi feita no auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas e, junto com Omar, os deputados federais, Silas Câmara (PSC) e Carlos Souza (PP), também declararam a intenção de filiarem-se ao novo partido tão logo ele exista de fato.
Até o momento os demais políticos amazonenses evitam comentar se irão ou não para o PSD.
Na bancada estadual da ALE, cogita-se a ida de Josué Neto (PMN) e David Almeida (PMN), que são da mesma legenda do governador. Na CMM, a vereadora Glória Carrate (PMN) já defendeu sua mudança. Outro que poderá ir para o PSD é o líder do prefeito Amazonino Mendes (PTB), o vereador Leonel Feitoza (PSDB), que disse durante a semana que possui interesse no assunto.
Quarta, dia 13
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o Amazonas é o último ponto da viagem que fez por nove estados para captar os políticos necessários à formulação do pedido de criação da nova sigla. "O partido irá nascer ao meio-dia desta quarta-feira (13) no Congresso Nacional", comentou.
Além do Amazonas, o PSD terá políticos filiados dos estados Bahia, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins.
Kassab disse que por ser um partido que será criado com diferentes siglas, incluíndo umas de oposição ao governo Dilma, a ideia é primeiro 'fazer uma democracia interna respeitando os compromissos internos de cada um, de base ou de oposição'.
Mas deixou claro o posicionamento do PSD: "Vamos ajudar a presidenta Dilma para que faça um bom governo", defendeu.
2012
De acordo com Gilberto Kassab, o PSD já está 'viabilizado para concorrer em 2012 na grande maioria dos estados brasileiros'. A partir de quarta-feira (13) o partido irá promover um movimento para conseguir 500 mil assinaturas em todo o Brasil e a estruturar os diretórios nos estados onde a sigla conseguiu filiados.
domingo, 3 de abril de 2011
Governador Omar Aziz cria agência para cultura no Amazonas
A Agência, sem fins lucrativos, terá a competência para promover o apoio à execução da políticas pública para a promoção artística e cultural, formação de técnicos e artistas e geração de empregos no setor.
Manaus - O governador do Amazonas, Omar Aziz, tirou da Secretaria de Cultura do Estado (Sec) parte da responsabilidade pela política cultural do Estado e instituiu a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), que manterá um contrato de gestão com o Governo do Amazonas. A Agência, criada como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, terá a competência para promover o apoio à execução da políticas pública para a promoção artística e cultural, formação de técnicos e artistas e geração de empregos no setor, em todo o Estado.
Até este ano, cabia exclusivamente à Sec a coordenação e execução das políticas culturais do Estado, bem como a promoção de seu desenvolvimento e a articulação em parceria com as organizações públicas e privadas, visando à formação artística e profissional, à popularização e à interiorização das atividades e à valorização da identidade amazonense. E a execução do projeto de política cultural examinado pelo Conselho Estadual de Cultura.
O Decreto que institui a AADC foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 30 deste mês, considerando a Lei 3.582, de dezembro de 2010, que autorizou o Poder Executivo a instituir o Serviço Social Autônomo para desenvolver as ações culturais, com “especial enfoque aos programas e projetos estabelecidos pela política pública de cultura, geridos e executados pela Secretaria de Estado da Cultura (Sec). Hoje, as ações da Sec são realizadas, em sua maioria, em convênio com a Fundação Amigos da Cultura, que recebe taxa de 10% pelos serviços. Os convênios são considerados irregulares pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A AADC terá uma diretoria executiva, um conselho deliberativo e um conselho fiscal. O conselho deliberativo será por cinco representantes do Poder Executivo - Sec, Secretaria de Estado de Educação e qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Secretaria da Fazenda (Sefaz) - e quatro representantes de entidades privadas – Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias (Cieam), Academia Amazonense de Letras e Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, todos remunerados, a título de jeton, e com mandatos de dois anos. O presidente será eleito entre os membros do Conselho.
Em Manaus, Ministra da Pesca admite regulamentar pesca esportiva
Outro ponto discutido foi sobre a falta de segurança nas fronteiras, que permite a evasão de espécies ornamentais para fora do país a baixo preço e, de acordo com a ministra, podendo até servir ao tráfico de drogas.
Manaus - Durante visita no Amazonas, iniciada nesta quinta-feira (31) com uma reunião como governador Omar Aziz (PMN), na sede do Governo, a ministra da Pesca E Aquicultura, Ideli Salvatti, estabeleceu quatro pontos principais na política do setor para o Estado. Um deles é a regulamentação da pesca esportiva e ornamental que, de acordo coma ministra, não é regulamentada em todo o país.
"Precisamos regulamentar a atividade de pesca esportiva e ornamental, pois da forma como acontece hoje, a atividade não gera renda para o Estado", disse a ministra. O governador Omar Aziz disse que, com uma possível regulamentação da atividade, novas oportunidades de emprego podem ser geradas.
Nem o governador, nem a ministra deram detalhes de como seria feita a regulamentação. Ambos disseram que apenas a proposta foi feita durante a reunião para depois ser levada ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff (PT).
Segurança nas fronteiras
Outro ponto discutido no encontro foi sobre a falta de segurança nas fronteiras, que permite a evasão de espécies ornamentais para fora do país a baixo preço e, de acordo com a ministra, podendo até servir ao tráfico de drogas.
"Pretendemos formar uma parceria com o Ministério da Defesa para que as Forças Armadas possam ajudar a evitar esse tipo de evasão de espécies, que podem servir até de embalagem para esconder drogas, beneficiando o tráfico", disse a ministra.
O governador e a ministra também ressaltaram, juntos, projetos de investimentos nos centros de processamento e beneficiamento de pescado no interior do Estado, sobretudo no Alto e Baixo Solimões, bem como o andamento de licenças ambientais para que estes projetos possam tomar curso.
Linhas de crédito
"O Ministério tem apenas um ano e meio, mas como secretaria integrada ao Ministério da Agricultura, conseguimos aumentar em 25% a produção de pescado, de 2003 a 2009. Agora como ministério vamos procurar ampliar os investimentos. Temos linhas de crédito para isso, como o BNDES e o Fundo da Amazônia, ligado ao BNDES", disse Ideli Salvatti.
A ministra segue em sua visita ao Amazonas com uma visita, ainda nesta quinta-feira, ao município de Manacapuru, maior pólo pesqueiro do Amazonas, e em Balbina, no município de Presidente Figueiredo, onde participa da inauguração do Centro de Tecnologia de Pescado - que promete elaborar projetos de pesquisa com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva da região.
sábado, 26 de março de 2011
Omar Aziz ganha beijo de Hebe Camargo
![]() |
| Beijo de Hebe em Omar causa furor na plateia presente |
sexta-feira, 25 de março de 2011
Omar pede empenho da classe empresarial na busca de oportunidades para homem da floresta
| O governador discursou para uma platéia de cerca de 700 pessoas, incluindo o senador Eduardo Braga, o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, entre outros. |
O governador do Amazonas, Omar Aziz, pediu mais empenho da classe empresarial e dos defensores da sustentabilidade em favor do homem que habita a floresta, nesta quarta-feira, dia 24 de março, durante a abertura do 2° Fórum Mundial de Sustentabilidade. Omar fez o discurso de abertura do evento falando para uma platéia de cerca de 700 pessoas, dentre as quais artistas, empresários, políticos, como o senador Eduardo Braga e personalidades mundiais, como o ator e ex governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger e o cineasta James Cameron. Também estavam presentes as atrizes brasileiras Cristiane Torloni e Bruna Lombardi com o marido dela Carlos Alberto Riccelli e a cantora Daniela Mercuri.
Segundo o governador, no caso do Amazonas, o Governo Estadual e o povo do Amazonas vêm fazendo a sua parte, desde 2003, para garantir a preservação das florestas , mas é preciso que o mundo reconheça que o sacrifício feito nesse sentido deve ser recompensado. “ O mundo precisa saber que quase dois milhões de pessoas vivem no interior do Estado. São pessoas conscientes do seu papel. Mas elas também precisam de oportunidade. Não se pode achar que elas vão preservar só pelo sacrifício. Elas também têm direito de querer o mesmo que nós, que moramos nas grandes cidades, almejamos para nós e para os nossos filhos”. Para isso, segundo Omar, é preciso garantir a esse homem oportunidades de ter trabalho e renda, boas escolas, um bom sistema de saúde e condições para que tenha qualidade de vida. “Precisamos oferecer infraestrutura, logística, inovação tecnológica .
Omar citou como exemplo de que é possível ajudar o povo a preservar a parceria firmada recentemente com o Grupo Pão de Açucar, para a instalação de uma indústria de pescado em Manacapuru. “Vamos beneficiar o peixe e vender para uma grande cadeia de supermercado. Isso é exemplo de ação sustentável”, disse o governador, ao ressaltar que existem outras dezenas de negócios que podem ser explorados pelos empresários na área de extrativismo, bioindustria, entre outros.
Crédito de Carbono
O governador ressaltou que o Amazonas tem sido protagonista na política de sustentabilidade, mas que as coisas tem demorado a acontecer. Ele citou como exemplo o sequestro de carbono que o Estado proporciona ao mundo por suas florestas, mas que até agora a política de compensação pelos créditos de carbono não se efetivou.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Presidente Dilma anuncia prorrogação da Zona Franca de Manaus
A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (22), ao lado do Governador do Amazonas, Omar Aziz, em entrevista coletiva em Manaus, que o Governo Federal quer prorrogar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos depois de 2023, prazo de vigência do regime de incentivos fiscais para empresas que se instalam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A entrevista foi concedida logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.
O anúncio foi feito logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (22), ao lado do Governador do Amazonas, Omar Aziz, em entrevista coletiva em Manaus, que o Governo Federal quer prorrogar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos depois de 2023, prazo de vigência do regime de incentivos fiscais para empresas que se instalam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A entrevista foi concedida logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (22), ao lado do Governador do Amazonas, Omar Aziz, em entrevista coletiva em Manaus, que o Governo Federal quer prorrogar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos depois de 2023, prazo de vigência do regime de incentivos fiscais para empresas que se instalam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A entrevista foi concedida logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.
“Nós já tomamos a decisão política de prorrogar a questão da Zona Franca de Manaus por 50 anos a contar do prazo de vencimento. Não estávamos pensando em prazo, mas se a gente não definir, do ponto de vista da legalidade e da questão tributária, fica dificil”, ressaltou a presidenta. A prorrogação da ZFM foi um dos compromissos assumidos por Dilma com Omar Aziz logo após a reeleição do governador no Estado, no ano passado.
Segundo a presidenta, além da prorrogação do modelo de incentivos fiscais responsável por atrair indústrias nacionais e multinacionais para o PIM, a nova proposta do Governo Federal é estender o atual regime para todos os Estados da Região Norte. “Estamos pensando em estender porque temos a consciência de que é muito importante que aqui na Amazônia haja uma alternativa que não tenha a ver com a destruição da floresta e sim com a preservação da biodiversidade. O que estamos fazendo é levantando um muro virtual de proteção da floresta e da biodiversidade”, disse.
Dilma Rousseff também confirmou, durante a visita em Manaus, que o Governo Federal vai explorar, por questões estratégicas, o Potássio encontrado em municípios do interior do Amazonas. “Achamos que a exploração do Potássio é uma questão que está ligada a um elemento importantíssimo que é a segurança alimentar. Ninguém terá segurança alimentar se não controlar a cadeia de fertilizante. A questão é estratégica porque é o mais raro. É a chave para a questão dos fertilizantes”, afirmou.
Mamógrafos no interior
O Governador do Amazonas, Omar Aziz, confirmou, durante o lançamento de programas de combate ao câncer, no Teatro Amazonas, o investimento na aquisição de mamógrafos para os municípios do interior do Estado e a ampliação do atendimento itinerante por meio dos barcos do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), que alcança cerca de seis mil comunidades do interior.
“Vamos levar um mamógrafo para cada município do Amazonas e equipar os barcos PAI para que o atendimento chegue a população das comunidades localizadas ao longo do rio”, destacou.
A aquisição de mamógrafos, segundo o governador, é apenas uma das ações contidas no Plano Estadual para o Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama. Entre as metas do plano está a ampliação em 60% da oferta de mamografias para as mulheres amazonenses, bem como a ampliação da oferta do exame papanicolaou em mulheres da faixa etária de risco de 25 a 59 anos, visando alcançar uma cobertura de 80%.
Exame Papanicolau
Presente na comitiva da presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou, como parte dos programas nacionais de controle do câncer de mama e do colo do útero, parceria com o Governo do Amazonas para a instalação de um Laboratório Central para Exames de Papanicolau e um centro especializado no diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero e de mama, que será instalado no interior do Estado, em município a ser definido.
O laboratório servirá, principalmente, para melhorar o processo de análise das lâminas do exame papanicolau. A unidade contará com uma sala de telemedicina para dinamizar o diagnóstico do interior. “Um dos problemas da baixa qualidade dos exames realizados na Região Norte é que são muitos laboratórios pulverizados sem uma escala de exames suficiente para aferir qualidade”, afirmou o ministro.
Os programas nacionais de controle do câncer de mama e do colo do útero receberão investimentos de R$ 4,5 bilhões, que serão feitos até 2014. Ao todo, o Governo Federal pretende construir 32 novos centros especializados e recuperar outros 48 que já estão em funcionamento no País.
Dos investimentos na prevenção e tratamento do câncer, a maior parte se destina ao fortalecimento da rede oncológica já disponível para a população, o equivalente a R$ 3,2 bilhões. Para o programa nacional do câncer de mama serão R$ 867,3 milhões e para o que é destinado à prevenção do câncer de colo do útero serão R$ 382,4 milhões.
A presidenta Dilma Rousseff adiantou, durante o lançamento dos programas, que vai implantar o programa para a prevenção e tratamento do câncer de próstata e o Rede Cegonha, voltado para atendimento especial às gestantes.
Incidência de câncer no Amazonas
A incidência de câncer de mama e de colo de útero registrou queda de 24,4% e 6,0%, respectivamente, no Amazonas em 2010, em comparação com 2009, segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). Ano passado, foram registrados 245 casos de câncer de mama, contra 324 em 2009. Já o de colo uterino teve 205 registros, contra 218 no ano anterior.
O câncer de mama foi o mais frequente entre as neoplasias registradas em mulheres, seguido do câncer de colo uterino. "Embora tenha havido uma queda, os números ainda são muito altos. Precisamos agir imediatamente para mudarmos este cenário, com ações preventivas e de controle, uma vez que o diagnóstico precoce do câncer é fundamental para o sucesso no tratamento”, disse o governador, que também pretende ampliar a oferta de cirurgias reparadoras de mama para as mulheres mastectomizadas.
Fonte: Governo do Estado do Amazonas
sábado, 19 de março de 2011
Coordenador e Omar divergem sobre nova estação do Proama
Governador garante operar sistema em 60 dias, mas técnico diz não haver previsão
| Vereadores acompanharam o governador Omar Aziz na visita às obras do Proama (Divulgação) |
Sessenta dias é o prazo que o governador do Amazonas, Omar Aziz, deu para que 18 bairros das zonas Norte e Leste da capital comecem a receber água por meio do Programa Água para Manaus (Proama), cujas instalações ficam localizadas no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.
A declaração foi feita pelo governador, na manhã desta quinta-feira (17), durante a visita dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) à nova estação de tratamento de água.
O coordenador executivo do Proama, Sidney Monteiro, afirmou, porém, que não há previsão para o início do funcionamento do sistema em Manaus.
“Ainda não dá para dizer quando a população vai ter água nas torneiras. Demora 30 dias para encher os tanques, e é necessário fazer mais testes. Creio que até o final do ano a população poderá ter água”, declarou Sidney Monteiro.
O governador Omar Aziz informou, ainda, que neste período irá iniciar a licitação para contratar a empresa que vai administrar a nova estação de tratamento de água.
“Acredito que em até 60 dias já teremos a empresa que administrará o sistema. Além disso, o objetivo é ampliar esse sistema para todo o Estado”, afirmou. O investimento no Proama é de R$ 333 milhões e vai beneficiar 500 mil habitantes em 18 bairros das zonas Norte e Leste.
CMM promete fiscalizar obras
Na visita feita pelos vereadores da CMM, o presidente da Câmara, Isaac Tayah, parabenizou a iniciativa do governo. “E, sobretudo, vamos fiscalizar o funcionamento do Proama. Já na próxima quarta-feira, iremos realizar uma audiência pública para fiscalizar as obras”, completou o vereador.
CMM promete fiscalizar obras
Na visita feita pelos vereadores da CMM, o presidente da Câmara, Isaac Tayah, parabenizou a iniciativa do governo. “E, sobretudo, vamos fiscalizar o funcionamento do Proama. Já na próxima quarta-feira, iremos realizar uma audiência pública para fiscalizar as obras”, completou o vereador.
Já aconteceram várias mudanças na data de entrega do Proama, que foi construída na Ponta das Lajes, na Colônia Antônio Aleixo.
A implantação efetiva do sistema foi anunciada para março de 2010, depois para junho do mesmo ano e agora para até o final de 2011.
Paralisação
A obra já sofreu dois atrasos - o primeiro, quando uma balsa colidiu com uma pilastra, em abril de 2010, e em outubro, com o desmoronamento do Porto Chibatão. Os testes mencionados pela coordenação incluem o ligamento das tubulações da rede e, em seguida, a análise da qualidade da água.
A obra já sofreu dois atrasos - o primeiro, quando uma balsa colidiu com uma pilastra, em abril de 2010, e em outubro, com o desmoronamento do Porto Chibatão. Os testes mencionados pela coordenação incluem o ligamento das tubulações da rede e, em seguida, a análise da qualidade da água.
Depois que começar a operar, o sistema vai ter capacidade para produzir 2,5 metros cúbicos de água por segundo - a metade do volume produzido pela Ponta do Ismael.
Os tanques demoram 30 dias para encher completamente. A manutenção, de acordo com o coordenador executivo Sidney Monteiro, vai custar R$ 6 milhões por mês, mas o governador Omar Aziz afirmou que a tarifa de água não vai ser alterada.
Bairros
Os 18 bairros contemplados com o novo sistema de distribuição de águas são Jorge Teixeira, João Paulo II, Brasileirinho, Santa Inês, Tancredo Neves, Nova Floresta, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, São José, Zumbi dos Palmares, Armando Mendes, Cidade de Deus, Braga Mendes, Mutirão, Águas Claras, Valparaíso, Fazendinha e Aliança com Deus.
Presidenta Dilma Rousseff confirma ao Governador Omar Aziz que virá a Manaus
Entre os compromissos assumidos, Dilma garantiu apoiar os projetos de preparação do Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Manaus - A presidenta Dilma Rousseff confirmou, na tarde de ontem, ao Governador do Estado, Omar Aziz, que virá a Manaus na próxima terça-feira, dia 22 de março, para a abertura da campanha nacional contra o câncer de colo de útero e de mama. A solenidade será no Teatro Amazonas, às 10 horas. Na visita, a presidenta também reafirmará os compromissos que assumiu com o Amazonas quando Omar esteve com ela em Brasília, um dia após sua reeleição no primeiro turno.
Entre os compromissos assumidos, Dilma garantiu apoiar os projetos de preparação do Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, dentre os quais o que vai melhorar a mobilidade urbana em Manaus, como o novo sistema de transporte coletivo e as novas intervenções viárias. Ela também comprometeu-se em melhorar o sistema energético em todo o Estado e prorrogar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, estendendo-os para a Região Metropolitana (RMM) e possibilitando a atração de novos investimentos.
A visita ao Amazonas havia sido prometida pela ministra durante reunião com o Governador do Amazonas e os senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, em Brasília, em dezembro do ano passado. Omar também já se reuniu com a ministra do Planejamento Mírian Belchior para discutir a inclusão de projetos do Governo Estadual na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Dentre os projetos estão novos eixos viários em Manaus, incluindo a construção de um anel viário contornando o Distrito Industrial e a expansão do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para o interior do Estado. Na primeira etapa do PAC2, o Amazonas foi contemplado com R$ 187 milhões.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Governo do Estado conclui licitação das defensas da Ponte sobre o Rio Negro
A Comissão Geral de Licitação (CGL) concluiu, no último dia 23, o processo licitatório de construção das defensas da Ponte sobre o Rio Negro. A vencedora foi a empresa Erin Estaleiros Rio Negro Ltda. que apresentou proposta de cerca de R$ 89,2 milhões. A expectativa do titular da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), René Levy Aguiar, é homologar o resultado tão logo haja a liberação orçamentária pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
“Temos reunião marcada no final desta semana com o secretário Ísper (Abrahim) para acelerar esse processo, homologando o resultado da licitação e contratar a empresa para emitirmos a ordem de serviço", adianta Aguiar. Além da liberação dos recursos, a SRMM aguarda a apresentação da documentação da empresa vencedora do certame para o início das obras.
O projeto do sistema de proteção da ponte prevê a implantação de 14 balsas metálicas com formatos específicos capazes de suportar eventuais impactos. Para isso, as estruturas, serão posicionadas estrategicamente a frente dos pilares por onde passarão as embarcações. A meta, informa Aguiar, é iniciar o trabalho pelos vãos (canais) centrais da ponte de maneira a adiantar a entrega do empreendimento à população.
“Temos reunião marcada no final desta semana com o secretário Ísper (Abrahim) para acelerar esse processo, homologando o resultado da licitação e contratar a empresa para emitirmos a ordem de serviço", adianta Aguiar. Além da liberação dos recursos, a SRMM aguarda a apresentação da documentação da empresa vencedora do certame para o início das obras.
O projeto do sistema de proteção da ponte prevê a implantação de 14 balsas metálicas com formatos específicos capazes de suportar eventuais impactos. Para isso, as estruturas, serão posicionadas estrategicamente a frente dos pilares por onde passarão as embarcações. A meta, informa Aguiar, é iniciar o trabalho pelos vãos (canais) centrais da ponte de maneira a adiantar a entrega do empreendimento à população.
Atualmente, as obras da ponte que interligará Manaus ao município Iranduba estão em fase de conclusão. Estão sendo concluídos os três últimos vãos do tabuleiro (pista) da margem direita (Iranduba). No trecho central resta o içamento de duas aduelas – blocos de concreto que formam o tabuleiro – em cada lado. Os ajustes finais também compreendem o asfaltamento das estradas de acesso à ponte em ambas as margens.
Custos poderão ser reduzidos
Por determinação do governador Omar Aziz, o sistema de proteção dos pilares da Ponte sobre o Rio Negro poderá ser adaptado com o objetivo de economizar até R$ 30 milhões no valor total do projeto. De acordo com o secretário da SRMM, o Governo do Estado já consultou as autoridades marítimas competentes, como a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, e aguarda aprovação.
“A ideia é diminuir duas das 14 balsas metálicas planejadas para construção nos pilares centrais, sem que apresente riscos de colisão na ponte”, explica Aguiar. “Essa mudança não compromete a segurança da estrutura ou da navegação e poderá, ainda, ser ampliada no futuro por conta de qualquer necessidade verificada pela Marinha do Brasil, utilizando-se a estrutura atual”.
Caso a viabilidade dessa alternativa seja aprovada pelos órgãos marítimos, complementa o secretário, o sistema de proteção dos pilares da Ponte sobre o Rio Negro terá capacidade de resistir a um impacto de até 20 mil toneladas, o que corresponde a 95% das embarcações que atualmente passam naquele trecho do rio. “Estamos aguardando uma manifestação oficial das entidades e há uma expectativa muito favorável no sentido de termos esse pleito atendido”, afirma.
Iluminação
René Levy Aguiar informa, ainda, que o processo de licitação do sistema de iluminação da ponte Manaus-Iranduba será aberto nesta quinta-feira, dia 03. O projeto está estimado em aproximadamente R$ 14 milhões e, segundo ele, também terá possibilidade de ter o custeio reduzido. Os trabalhos deverão ter duração de três a quatro meses, começando a partir do tabuleiro da ponte.
terça-feira, 1 de março de 2011
Governador quer licitação do monotrilho depois do Carnaval
Segundo o governador, a licitação deve ser anunciada nos próximos dias, logo após o Carnaval
| “Essa não é uma decisão política nem pessoal. Chegou o momento de termos um transporte de qualidade e digno para a população de Manaus”, disse o governador (Foto: Alfredo Fernandes/AGECOM) |
O governador Omar Aziz garantiu na segunda (28), durante visita do ministro do Esporte, Orlando Silva, que o projeto do monotrilho vai sair do papel. Segundo o governador, a licitação deve ser anunciada nos próximos dias, logo após o Carnaval.
“Essa não é uma decisão política nem pessoal. Chegou o momento de termos um transporte de qualidade e digno para a população de Manaus”, disse o governador
Depois da reunião, Omar Aziz levou o ministro para uma visita à obra da Arena da Amazônia. Orlando Silva, que esteve em Manaus em setembro, quando o estádio Vivaldo Lima ainda estava em processo de demolição, disse que as obras estão avançando bem.
Ele comprometeu-se em se empenhar para a aceleração do desembolso de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção da arena. A obra deve ficar pronta para a Copa das Confederações em 2013.
Orlando Silva definiu a visita como muito produtiva. Segundo ele, sua vinda a Manaus é parte de um roteiro que vem fazendo nas cidades sedes da Copa de 2014 a pedido da presidenta Dilma Rousseff.
Neste mês de março, Dilma pretende reunir-se com os governadores e prefeitos das sedes para um balanço das obras e de tomadas de decisões que possam intensificar a preparação do país para a Copa.
A ideia é que a cada três meses seja feita uma nova reunião de balanço das obras. “Saímos daqui muito confiantes no projeto do Amazonas. Confiantes de que Manaus estará pronta para a Copa 2014”, disse Orlando Silva.
Fonte: A Crítica
Fonte: A Crítica
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Movimentação contra a dengue é lançada na Zona Norte
Local escolhido é uma das áreas com maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, de acordo com dados da Semsa e Susam
Manaus, 25 de Fevereiro de 2011Tayana Martins e Síntia Maciel
Uma grande mobilização contra a dengue foi deflagrada em todo o Estado nesta sexta-feira (25). Na capital, o lançamento da campanha, também conhecida como o Dia D de Combate a Dengue, foi lançada pelo governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, na Escola Estadual Dorval Varela Moreira, localizado no bairro Nova Cidade, Zona Norte.O local escolhido é uma das áreas com maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, de acordo com dados das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa) e (Susam), respectivamente.
As ações têm por objetivo atingir mais de 900 mil pessoas em todo o Estado, por meio da mobilização de alunos das redes estadual e municipal de ensino, servidores públicos estaduais e municipais, movimentos sociais, igrejas e demais segmentos da sociedade civil organizada.
As atividades também serão realizadas tanto externa, quanto internamente nas secretarias municipais e estaduais, com a distribuição de folhetos explicativos, adesivos, realização de palestras, entre outras ações.
“Queremos envolver todos os órgãos públicos neste dia. Os servidores e os estudantes serão os principais agentes multiplicadores. Cada um atuando junto ao seu público interno e externo, numa grande corrente contra a dengue”, disse o governador Omar Aziz.
Fonte: A Critica
Assinar:
Postagens (Atom)


