Candidato ao Senado respondeu a perguntas de jornalistas.
Série ainda entrevistará outros cinco concorrentes até o dia 1º de agosto.
 |
Candidato ao Senado Omar Aziz abriu série de entrevistas (Foto: Andrezza Lifsitch/G1 AM) |
PSD) participou de entrevista na Rádio
Amazonas
FM, na manhã desta segunda-feira (21). O político abriu a série de
entrevistas que a emissora realiza até o dia 1º de agosto. Omar falou de
ações e metas e respondeu a perguntas de jornalistas. A ordem foi
definida por meio de sorteio. O próximo candidato a ser entrevistado
será Marcos Queiroz do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), na
quarta-feira (23).
Omar Aziz
iniciou a entrevista falando sobre o motivo da candidatura. Ele afirmou
ainda possuir metas para contribuir para o desenvolvimento do estado,
após atuar como secretário, vereador, vice-governador, além de
vice-prefeito e governador do estado, em 2010.
Sobre o tema Educação, o candidato disse que o investimento na carreira
de professor é o caminho para se melhorar o ensino no Estado. Aziz
afirmou que pretende contribuir para a valorização dos educadores. "Não
adianta construir escolas se, muitas vezes, esses professores não estão
aptos a passar a informação ao aluno. Não é só salário. O salário é
componente da qualidade. Tem coisas que temos que discutir, e isso tem
que ser nacionalmente. Você pode ter uma boa qualidade na educação
independentemente se a escola tem um ar-condicionado ou não. Dependemos
de algumas regras que a gente precisa ter coragem e discutir", disse.
Outra meta, segundo ele, é buscar investimentos para a construção de
mais escolas de tempo integral.
Em relação à saúde pública, o candidato disse que pretende garantir
tratamentos e prevenção eficazes. "Implantamos mamógrafos em todos os
municípios, mas não basta essas mulheres descobrirem que têm um nódulo.
Não adianta dar o diagnóstico sem oferecer a cura, e é esse o nosso
grande desafio. Como senador temos que lutar por isso. A nossa alta
complexidade é de R$ 144 per capital, nós recebemos 144 do SUS. O SUS
repassa para o Amazonas. Para o estado do Acre é repassado R$ 220. Se
sairmos de 144 para 220, teremos mais no nosso orçamento da saúde. Qual a
diferença do cidadão que mora no Acre para o cidadão que mora no
Amazonas? Nenhuma", argumentou.

Sobre o Mais Médicos, Aziz afirmou que o programa é importante para
garantir atendimento em localidades carentes de assistência, já que há
falta de profissionais. "Você não obriga ninguém a se formar. O Mais
Médicos é um programa no interior que também existe na capital, onde
você não tem médico. É importante sim. Sou a favor de trazer médico
enquanto a gente não forma", disse.
Questionado sobre infraestrutura, o candidato destacou a necessidade de
investimentos na construção da BR-319, postos e aeroportos no estado.
"O estado foi chamado a fazer estudos de impactos ambientes, e nós
fizemos. Todos entregues. A presidente Dilma, quando esteve aqui, não
deu uma resposta incisiva sobre esse assunto. Hoje, ambientalistas não
querem que a gente faça essa estrada, acham que com essa estrada pronta
haverá um grande desmatamento. Eu não acredito nisso. Não há mais aquela
consciência de depredação das florestas, apesar de não haver uma
compensação. A compensação é a gente dá condições para esse pessoal
trabalhar. Eu vou lutar sim. Vocês vão me ouvir muito falar sobre a 319
no Senado, cobrar muito do Governo Federal", disse.
Sobre o Polo Industrial de Manaus (PIM), Omar Aziz destacou ações que
necessitam ser feitas para garantir o desenvolvimento regional no
estado. Um dos pontos observados por ele, diz respeito à demora na
liberação de mercadorias através das aduanas. Para ele, é importante a
construção de um porto de carga e descarga.
O candidato apontou ainda necessidade de construção de um polo naval.
"Sempre o transporte na região amazônica será feito por embarcações. Não
tem jeito, não tem outra forma de você transportar. É o meio mais
barato de levar mercadorias para o interior. Temos que trabalhar muito e
cima disso, e o Governo Federal, através de uma ação de um senador,
tem condições de nos ajudar. Se hoje nos tivéssemos aqui a garantia de
contratos com a Petrobras para construir balsas, plataformas ou coisas
parecidas, você inviabilizava um polo naval", afirmou.
Ele também defendeu que, a exemplo de Coari, que o Amazonas tenha
outros produtores de petróleo. "Somos o maior produtor de petróleo em
terra firma do Brasil. Será se só tem petróleo em Coari? No solimões,
além de Coari, nós temos em Tefé; no Purus nós temos petróleo, no Juruá
nós temos petróleo e gás, muito gás", disse. Ele também destacou a
produção de potássio do estado.
O candidato ao senado também abordou outros tema como segurança pública, combate a drogas, cultura e turismo.
Omar Aziz declarou ser a favor da redução da maioridade penal. Segundo
ele, um adolescente que tem consciência e responsabilidade em votar em
um candidato, pode ser responsabilizado por atos criminosos.
Questionado sobre falta de efetivo policial no interior do estado, Omar
Aziz afirmou que a insegurança nos município é inferior à registrada na
capital. Aziz disse que o estado apresentou avanços nas ações de
combate à violência nos últimos anos. "Efetivo existe. Delegacias
existem e a insegurança no interior é bem menor do que na capital. Os
dados que nós temos são esses, isso é uma realidade. Droga não é uma
questão específica do interior, existe no Brasil todo, e é aqui que
entra a presença do senador da República", completou.
Ainda sobre segurança, o candidato chamou atenção para a necessidade de
se fortalecer as fiscalizações nas fronteiras do estado para evitar que
drogas produzidas em outros países entrem no Brasil. "O Brasil não
produz drogas e armamento, quem produz são os nossos países vizinhos.
Isso entra nas nossas fronteiras e abastece o país. O Governo Federal
não toma providência. O efeito disso é a causa maior da nossa
insegurança aqui hoje, que é o problema de droga. O estado é obrigado a
ter uma política de segurança pública, mas está totalmente
desguarnecida, apesar do esforço da Polícia Federal, que não tem efetivo
suficiente para que possa ajudar nesse combate", disse. O candidato
afirmou ainda que o Comando Militar da Amazônia possui 25 mil homens que
poderiam atuar no controle e fiscalização das fronteiras no Estado.
Sobre habitação, Omar diz que o Amazonas teve um número de moradias
construídas por meio do 'Minha Casa, Minha Vida' e Prosamim
satisfatórios. "Conseguimos fazer mais de 20 mil pessoas foram
beneficiadas nesses programas no interior tem sido feito bastante. Esse
programa do governo federal é importante, deve ser mantido, deve ser
ampliado. Nessa questão, o grande problema que os estados e municípios
enfrentam hoje não é a construção do financiamento da moradia, mas sim o
custo de terrenos, infraestrutura".
Em relação à atividade turística na região, o candidato explicou que
turismo na Amazônia é diferenciado o que se faz necessário identificar
pontos que se deseja alavancar. "Qual o turismo que a gente precisa
trabalhar? Tem o turismo de floresta que é para um tipo de pessoa. Nem
todo mundo vai trazer dois, três filhos para dentro da floresta sem
nenhuma atividade para essas crianças", disse.
Omar Aziz encerrou a participação falando de cultura. Ele destacou
ações implementadas durante seu governo como a reforma do Bumbódromo de
Parintins e a oferta de cursos do Liceu de Artes, que atualmente conta
com cinco mil jovens estudantes. Omar destacou ainda a popularização da
cultura para envolver todas as classes sociais.
Fonte:
g1.com.br