sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Movimentação contra a dengue é lançada na Zona Norte

Local escolhido é uma das áreas com maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, de acordo com dados da Semsa e Susam

Manaus, 25 de Fevereiro de 2011

Tayana Martins e Síntia Maciel

Uma grande mobilização contra a dengue foi deflagrada em todo o Estado nesta sexta-feira (25). Na capital, o lançamento da campanha, também conhecida como o Dia D de Combate a Dengue, foi lançada pelo governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, na Escola Estadual Dorval Varela Moreira, localizado no bairro Nova Cidade, Zona Norte.

O local escolhido é uma das áreas com maior incidência de focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, de acordo com dados das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa) e (Susam), respectivamente.

As ações têm por objetivo atingir mais de 900 mil pessoas em todo o Estado, por meio da mobilização de alunos das redes estadual e municipal de ensino, servidores públicos estaduais e municipais, movimentos sociais, igrejas e demais segmentos da sociedade civil organizada.

As atividades também serão realizadas tanto externa, quanto internamente nas secretarias municipais e estaduais, com a distribuição de folhetos explicativos, adesivos, realização de palestras, entre outras ações.
“Queremos envolver todos os órgãos públicos neste dia. Os servidores e os estudantes serão os principais agentes multiplicadores. Cada um atuando junto ao seu público interno e externo, numa grande corrente contra a dengue”, disse o governador Omar Aziz.

Fonte: A Critica

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Livro sobre Projeto AMA do Governo do Amazonas será lançado hoje em Manaus

Foto divulgação
MANAUS - O trabalho do Governo do Amazonas com a criação de áreas protegidas ganhou destaque de forma criativa e inspiradora. A riqueza da biodiversidade associada ao conceito da moda sustentável são destaques no livro Sustentabilidade, Moda e Cultura, na versão português/inglês, que será lançado nesta quinta-feira (24), em Manaus, na Saraiva MegaStore, Manauara Shopping, a partir das 19h.

A obra, elaborada por uma equipe da IODICE, é fruto do Projeto AMA, parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e a grife, desde abril de 2010, com o objetivo de angariar fundos para Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Toda a renda será revertida para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Resex) de Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (a 1.150 km da capital).

Projeto
O Projeto AMA teve inicio em abril de 2010, sendo elaborado e executado pelo Governo do Amazonas por meio da SDS, em parceria com a grife IODICE. Tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável dos recursos naturais nas Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, por meio de editorias de moda em mídia impressa e digital, desfiles no Brasil e exterior, catálogos e materiais de ponto-de-venda, vitrines de lojas que remonte potencialidades, atrativos e valores de conservação da natureza no Amazonas, em especial das Unidades de Conservação do Estado, e agora, o lançamento do livro.

“São 41 páginas ilustradas que evidenciam o que o Estado do Amazonas oferece, além da inspiração por conta da riqueza da biodiversidade, produtos provenientes de material abundante na região. O trabalho do Governo do Amazonas com a criação de áreas protegidas garante a conservação da biodiversidade, e a parceria com projetos desse segmento estimulam a geração de renda e valorizam o potencial da região. O livro já é um dos resultados do Projeto AMA, que mostra que a sustentabilidade está em todos os setores, inclusive na moda”, destaca Nádia Ferreira, titular da SDS. (JK)

Proama iniciará fase de testes pré-operacionais no final do mês de março

MANAUS - O sistema de captação, tratamento e distribuição de água do Programa Água para Manaus (Proama), em implantação pelo Governo do Amazonas, deverá iniciar os testes pré-operacionais no final do mês de março. O prazo foi anunciado pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, que visitou as áreas de captação e tratamento na tarde desta terça-feira (22).

O investimento no novo sistema, que vai atender as zonas norte e leste da cidade, é da ordem de R$ 333 milhões, dos quais R$ 233 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal com contrapartida de R$ 120 milhões do Governo do Estado. O governador informou que as obras já estão concluídas e que o sistema aguarda a ligação de energia elétrica para realizar os primeiros testes operacionais das bombas. Também foram concluídos no Proama cinco reservatórios de água nos bairros São José, Nova Floresta, Jorge Teixeira, Núcleo 23 da Cidade Nova e Mutirão.

A água produzida no novo sistema vai atender todos os bairros das zonas norte e leste, beneficiando cerca de 500 mil pessoas. Somente no entorno dos reservatórios, serão atendidas 18 comunidades.

"Vamos produzir água em quantidade para solucionar um problema histórico de Manaus, passando a fornecer com regularidade e qualidade", frisou Omar. O novo sistema tem capacidade para produzir até 2,5 metros cúbicos por segundo, o que representa aproximadamente a metade do que é produzido na Ponta do Ismael, que gera 7 metros cúbicos por segundo mas que, com as perdas, tem um aproveitamento de 5 metros cúbicos por segundo.

Credibilidade
O governador afirmou, ainda, que o Proama vai assegurar credibilidade ao sistema de fornecimento de água junto à população, que hoje ainda se ressente das falhas no abastecimento. Como exemplo, Omar afirmou que a Águas do Amazonas autorizou recentemente 60 mil novas ligações, mas apenas 20 mil as moradores efetivaram. "É preciso recuperar a credibilidade do sistema de abastecimento junto à população", disse.

Para garantir o acesso dos mais carentes à água, o Governo do Estado também estuda com a Águas do Amazonas a possibilidade de implantação de uma tarifa social, mas ainda não há prazo para conclusão do estudo. (JK)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Moradores de áreas de risco terão prioridade no minha casa minha vida

Governador Omar Aziz durante visita às obras do conjunto habitacional ‘Meu Orgulho’. A expectativa é de que a primeira etapa das casas seja entregue em dezembro

Manaus , 23 de Fevereiro de 2011

A Crítica

Moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão sendo construídas por meio de parceria entre os governos Estadual e Federal, vão priorizar moradores de áreas de risco em Manaus. O anúncio foi feito ontem pelo governador Omar Aziz, durante visita às obras da primeira etapa do conjunto habitacional “Meu Orgulho”, que já está com 3.511 casas e apartamentos em estágio avançado de construção, num terreno de 96,2 hectares, ao lado do bairro Santa Etelvina, Zona Norte. A previsão de entrega das unidades é para dezembro deste ano.

“Temos que priorizar as pessoas que estão vivendo em condições subumanas, em risco social. Elas precisam ter a oportunidade de ter uma moradia digna”, afirmou o governador. Ele solicitou à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) o levantamento preciso sobre as famílias em áreas de risco que ainda não foram contempladas por outros programas de moradia popular. O Governo do Estado já retirou mais de 10 mil famílias de áreas de risco, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Em oito anos foram entregues mais de 35 mil moradias populares no Estado.

O conjunto habitacional terá 8.895 residências no total, que serão construídas em duas etapas. O público alvo são famílias com renda de zero a três salários mínimos que não foram beneficiadas por outros programas de moradia popular federal, estadual ou municipal. Também terá prioridade uma média de 17 mil pessoas cadastradas na Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). O órgão irá fazer uma análise dos inscritos para verificar quem está dentro dos critérios para, em seguida, abrir novas inscrições.

“As obras estão muito adiantadas. Eu espero até o final de setembro concluir as primeiras 3.511 unidades e entregá-las em dezembro. Temos mais 5.384 para a segunda etapa, num total de quase 9 mil residências nesta área”, afirmou o governador. Na primeira etapa do conjunto estão sendo construídos 192 prédios com 3.072 apartamentos e 439 casas. O valor do investimento nesta fase é de R$ 269,2 milhões, sendo R$ 149,2 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 120 milhões do Governo do Estado. Enquanto os recursos federais são destinados à construção dos imóveis, o Governo do Estado ficou com a parte de infraestrutura e a doação do terreno. “Vamos precisar construir unidades de saúde, escolas, delegacias entre outros aparelhos públicos e fazer uma via de acesso ao conjunto”, declarou o governador.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ações contra a dengue vão chegar a oito municípios em estado de emergência

O governador Omar Aziz liberou, de imediato, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, cerca de R$ 5 milhões para estender as ações de limpeza pública ao interior.



Fonte: Governo do Amazonas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ministro anuncia liberação imediata de mais R$ 3,1 milhões para combate à dengue no AM


MANAUS – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, discutiu, na manhã deste domingo (20), planos e ações de combate ao avanço da epidemia de dengue no Amazonas. A reunião, realizada na sede do governo do Estado, contou com a presença do governador Omar Aziz, prefeitos de Manaus e de outros municípios em emergência, além de senadores e deputados estaduais e federais.

O montante de R$ 3,1 milhões anunciado pelo ministro deve ser usado para a compra de insumos, equipamentos e soros para o combate à dengue. Segundo Padilha, além dos materiais, é importante reestruturar os hospitais. Ele destacou como fundamental a criação de novas salas de hidratação, usadas para a melhora clínica do paciente diagnosticado com o vírus.

O ministro ressaltou que o tratamento aos pacientes com suspeita de dengue deve ser iniciado antes mesmo do diagnóstico. ''A dengue não tem tratamento, não tem um remédio. O diagnóstico é clínico, por isso não se deve esperar resultados de exames para começar a se cuidar'', afirmou. Apesar da orientação, ele lembrou que o exame da ''prova do laço'' deve ser feita em todas as pessoas com sintomas da doença.

Saiba mais
Nove municípios do AM decretam emergência por conta da dengue
Epidemia de dengue atinge Manaus e Tefé no Amazonas
Amazonas instala Comitê de Crise para Controle da Dengue

Os prefeitos do interior do Estado também foram advertidos pelo ministro, no intuito de promover uma ligação entre as instituições de ensino e a campanha de combate à dengue. A meta é que criar agentes mirins contra o mosquito Aedes aegypti.

Os planos discutidos pelo ministro e os outros representantes do Estado do Amazonas visam também:

- Ampliação de equipes médicas e agentes de combate à dengue
- Treinamento de enfermeiras e médicos em Manaus e no interior do Estado
- Criação de campanha publicitária personalizada para o Amazonas
- Reforço ações químicas com a compra de 10 veículos com máquinas para o trabalho do fumacê
- Compra de 35 máquinas portáteis. (Tem acesso a lugares onde carros não conseguem chegar)
- Garantir que as 47 Unidades Básicas de Saúde possam extender o seu trabalho até 22h

Fonte: Portal Amazonas

Governador Omar Aziz vai enviar mensagem de combate à dengue por telefone‏

Preocupado com o avanço da dengue no Estado, o governador Omar Aziz decidiu entrar pessoalmente na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira, dia 18, gravou uma mensagem na qual convida a população a unir-se contra a dengue. O canal de comunicação será o telefone fixo e a meta é atingir todas as residências de Manaus.

A expectativa é de que até a próxima quarta-feira as pessoas comecem a receber a ligação com a mensagem de 40 segundos do governador. “Quero chegar em cada lar e falar diretamente com as pessoas para e dizer que esse é um esforço de todos. O Governo do Estado e a Prefeitura estão fazendo a sua parte. Existe uma determinação muito forte de todos os envolvidos no combate ao mosquito da dengue, mas a gente precisa do auxílio da população, porque o mosquito se prolifera no ambiente doméstico, em vasilhames com água, nos quintais onde a limpeza não é corriqueira, nas lixeiras, nos vasos ou qualquer lugar que acumule água”.

O governador citou como exemplo de ação do poder público o mutirão de limpeza, organizado em conjunto com a Prefeitura, que já recolheu mais de 15 mil toneladas de lixos nos bairros da cidade e que vai permanecer até o final do período chuvoso, além da campanha nas escolas. Segundo ele, as unidades de saúde estão preparadas para receber a demanda crescente, mas é necessário um esforço maior de todos.

Visita do ministro – Neste domingo, às 9h30, o governador receberá a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sede do Governo, na Compensa, onde haverá uma reunião com prefeitos e secretários de saúde do Estado e dos municípios considerados de alto risco para dengue. Na pauta, a discussão sobre medidas para evitar que o estado de epidemia avance. “Eu espero ajuda. Estamos passando por um momento difícil. Não é só Manaus, mas também vários municípios sob risco e nós precisamos de recursos, equipamentos, novos leitos e toda uma infraestrutura que possa atender a população”, disse o governador.

Após a reunião, Omar Aziz pretende levar o ministro e sua comitiva para conhecer algumas unidades de saúde da capital. Além de Padilha, integram a comitiva do Ministério da Saúde (MS) o secretário de Vigilância em Saúde do MS, Dr. Jarbas Barbosa; o coordenador Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Dr. Giovanini Evelim Coelho; a Diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas da secretaria de Atenção a Saúde do MS, Dra. Maria do Carmo e o assessor Especial do ministro, Felipe Amaral.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE Submarino.com.br

Ministro da Saúde reúne com Omar Aziz para discutir ações contra a dengue




Ministro Alexandre Padrilha - Foto: Agência Brasil
MANAUS - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está em Manaus para discutir medidas de combate ao avanço da epidemia de dengue no Amazonas. Ele tem reunião marcada, na manhã deste domingo (20), com o governador do Estado, Omar Aziz, prefeitos e secretários de saúde dos municípios considerados de alto risco para o surto de dengue.

O encontro começa às 9h30, na sede do Governo do Estado. De acordo com a Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom), Omar aproveitará a reunião para apresentar as medidas que estão sendo adotadas para o combate à dengue no Amazonas e cobrar apoio do Ministério para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypit e o aumento de casos da doença.

“Eu espero ajuda. Estamos passando por um momento difícil. Não só Manaus, mas também vários municípios sob risco. Nós precisamos de recursos, equipamentos, novos leitos e toda uma infraestrutura que possa atender a população”, disse o governador.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), os planos municipais de combate à dengue já foram elaborados pelos nove municípios em situação de emergência em função da doença e entregues ao governador.

Após a reunião, que acontece a portas fechadas, o ministro deve seguir para algumas unidades de saúde da capital, onde conhecerá parte do sistema de saúde da capital.

Participam da comitiva da MS também o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; o coordenador Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Evelim Coelho; a diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas da secretaria de Atenção a Saúde do MS, Maria do Carmo; e o assessor Especial do ministro, Felipe Amaral.

Fonte: Portalamazonia.globo.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falso assessor do governo é preso em Novo Airão

Fingindo-se passar por assessor do vice-governador do Amazonas, Reully Oliveira tentou extorquir algumas pessoas no município

Manaus, 17 de Fevereiro de 2011
acritica.com

O estelionatário Reully Leão de Oliveira, 20, foi preso nesta quarta-feira (16), no município de Novo Airão – localizado a 115 quilômetros de Manaus -, após o mesmo tentar se passar por assessor do vice-governador do Amazonas, José Melo, e aplicar alguns golpes na cidade.

A prisão ocorreu no momento em que Reully tentava extorquir o presidente da Câmara Municipal do referido município, o vereador Francisco Freitas.

Na delegacia, Reully apresentou como documento de identificação uma certidão de nascimento, que a polícia local desconfiou ser falsa.

Em depoimento ao delegado da cidade, José Lázaro Ramos, o acusado disse ter fretado um táxi-lotação no Porto do Brito – no município de Iranduba -, por R$ 300 a fim de chegar à cidade de Novo Airão onde realizaria pesquisa popular buscando detectar as principais demandas do município para levá-las ao conhecimento do vice-governador por meio de um relatório.

Mas de acordo com a polícia, Reully tentou achacar secretários e outras autoridades locais, conforme os depoimentos dos mesmos.

A Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) negou qualquer vínculo de Reully Oliveira com o Governo do Estado.

Entretanto, o acusado insistiu na delegacia, já ter feito pesquisas para o gabinete de José Melo nos municípios de Santa Izabel, Barcelos e Autazes.

Fonte: A Critica

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Arnold Schwarzenegger participará de Fórum Mundial, em Manaus

‘Defensores do verde’ retornam a Manaus Evento reunirá 600 participantes, entre empresários e pesquisadores


Ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger demonstra preocupação com o meio ambiente (Foto: Reprodução / Internet)

O 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que acontece em Manaus, entre 24 e 26 de março, no Tropical Resort & Conventions Center, dobrou de tamanho em relação ao versão de 2010 e terá mais espaço para a troca de experiências e debates entre os participantes.

“A primeira mudança é o terceiro dia, um a mais que no ano passado; depois cresceu o número de empresas participantes e de parceiros, em suma é um evento de dimensões bem maiores”, afirma o presidente da Maior Entretenimento e Conteúdo, Sérgio Waib, destacando ainda a visibilidade que o debate ganhará com a participação de palestrantes do primeiro time mundial.

Para o executivo da Seminars, Marcelo Politi, além de crescer um dia, o Fórum de Manaus ficou mais rico no conteúdo, tanto que as empresas envolvidas na realização já estimam que ele se transformará em algo do mesmo porte e importância do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suiça) quando o assunto for sustentabilidade.

“Davos está em cartaz há 41 anos, queremos que Manaus seja isso: um referencial para sustentabilidade assim como Davos é para a economia mundial”, diz Politi. Neste trabalho, investir no conteúdo das discussões é fundamental e ai reside uma das atrações da edição deste ano.

As estrelas serão o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e o presidente do grupo inglês Virgin, Richard Branson.

“Estes são os convidados mais midiáticos, digamos assim, mas traremos também personalidades, cientistas, políticos, cuja atuação técnica, de bastidor, deve ter o mesmo peso”, diz Sérgio Waib.

Neste time estão o ativista ambiental Adam Werbach, que aos 23 anos foi presidente da maior Organização Não-Governamental Ambientalista dos Estados Unidos. “Ele é superprecoce, escreveu um dos cinco livros mais importantes do tema conforme avaliação de Bill Clinton”, destaca Politi.

Outra “fera” é Dan Epstein, apontado como o responsável pela revolução urbana de Londres após abrigar os Jogos Olímpicos de 2012. Ele estuda há anos como tornar sustentáveis as iniciativas que os ingleses tomam para sediar os jogos.

“Como Manaus será uma das sedes da Copa de 2014, penso que a fala dele será importante localmente”, analisa o executivo da Seminars. O time de técnicos se completa com Paul Hawken, um dos mais antigos empresários dedicados a causas ambientais e sustentáveis. Outro grupo importante de debatedores do Fórum são os políticos e ativistas ambientais com atuação no Amazonas.

Dentre estes figuram o governador Omar Aziz (PMN), o senador Eduardo Braga (PMDB), a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, Rubens Gomes, do Grupo de Trabalho Amazônico, Virgílio Viana e Mauro Mantovani, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

RCC no Fórum

A Rede Calderaro de Comunicação é parceira na promoção do Fórum Mundial de Sustentabilidade, que em 2011 reunirá 600 participantes, entre empresários, que virão de olho nas possibilidades de novos negócios; estudantes e pesquisadores universitários e ambientalistas. Há vagas para todos estes públicos, garante a Seminars.


Fonte:http://acritica.uol.com.br

Prefeitura e Governo instalam comitê de crise contra a dengue


Nesta terça-feira ((15) cúpula de Saúde divulgará o plano de ação que será realizado no interio do Amazonas

Manaus, 14 de Fevereiro de 2011

acritica.com



Foi instalado na manhã desta segunda-feira (14) o Comitê de Crise para Prevenção e Controle da Dengue. O grupo é formado por 35 representantes do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, das áreas de saúde, meio ambiente, limpeza, infraestrutura e educação, além das Forças Armadas, Ministério da Saúde, Sindicatos e Conselhos de saúde.

De acordo com o secretário Wilson Alecrim, o objetivo do Comitê é avaliar periodicamente a situação da dengue no Estado e estabelecer medidas de enfrentamento à doença.

O Comitê foi criado por Portaria conjunta das Secretarias de Estado da Saúde (Susam) e do município (Semsa Manaus), publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4. “Entendemos que os comitês funcionam muito bem, especialmente em situações que exigem rápida atuação para conter ou evitar crises provocadas por desastres naturais e por outras questões que atingem diretamente a população”, explica Alecrim.

Na reunião de instalação do Comitê, realizada na sede da Susam, o secretário fez um histórico dos casos de dengue e dos índices de infestação pelo Aedes Aegypti a partir de setembro de 2010 e expôs os números atualizados do Amazonas, onde até o momento foram notificados 6.491 mil casos da doença, dos quais 1.847 mil confirmados. Em Manaus foram notificados 4.115 casos e confirmados 1.684.

Wilson Alecrim informou que o foco de atuação do poder público é, no momento, o reforço à assistência mas, principalmente, a redução da população de mosquitos. Segundo ele, se há muitos mosquitos transmissores, haverá muitos casos de dengue. “Neste sentido, mais do que pedir a colaboração, apelamos para os órgãos representados neste Comitê que atuem fortemente e sensibilizem a população para que faça o mesmo”.

Alecrim destacou o aumento dos números identificados pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) nos municípios onde o Governo do Estado decretou situação de emergência em razão da dengue. Os municípios são Manaus, Barcelos, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Nova Olinda do Norte e Tefé.

“Nesses municípios a quantidade de mosquitos cresceu significativamente a partir do final do ano passado, chegando atualmente a índices superiores a 4%, o que indica alto risco de epidemia”. Segundo ele, alguns municípios, incluindo Manaus, começaram a trabalhar para evitar a dengue ainda em dezembro. “No entanto, as medidas não foram capazes, até o momento, de gerar os resultados necessários”.

Ele ressaltou os indicadores que levaram o Estado à condição de alto risco para dengue, o que inclui quantidade de vetores, número de doentes, circulação de quatro sorotipos, ausência de epidemias recentes e grande mobilidade populacional. “Esses fatores associados geraram um quadro desfavorável, mas o trabalho será incessante para reverter a situação e evitar que a situação seja mais grave”.

Planos
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informou que os planos municipais elaborados pelos nove municípios em situação de emergência em função da dengue foram concluídos no último domingo e estão sendo revisados. A primeira versão já foi apresentada ao governador Omar Aziz e ainda nesta terça-feira os planos serão enviados ao ministro Alexandre Padilha.

O secretário adianta que, em linhas gerais, serão executadas estratégias de controle nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção ao paciente, controle do mosquito, mobilização social, notificação de casos, capacitação de pessoal, interação institucional e coleta de lixo. Os recursos necessários também estão em fase de consolidação.


Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-Dengue_0_427157413.html

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Hackers invadem site da 1ª dama


Fato foi relatado por Nejmi Aziz em seu perfil do microblog Twitter

Hackers invadiram na manhã desta segunda-feira (14) o blog oficial da esposa do governador Omar Aziz (PMN), Nejmi Aziz.

O fato foi relatado pela própria primeira dama em seu perfil do microblog Twitter.

De acordo com a assessoria da primeira dama, o blog ficou fora do ar por 40 minutos. O problema foi detectado pelos programadores às 7h e, às 8h, já havia sido solucionado.

A assessoria explicou que não houve a postagem de nenhuma mensagem apenas um fundo preto tomou conta de todo o site.

“Não tivemos perda de nada. Todos os comentários, fotos e textos foram recuperados pelo sistema de segurança. Essa foi a primeira vez que tivemos esse tipo de problema no blog”, destacou o assessor.

O blog de Nejmi Aziz foi criado em julho de 2010 e na madrugada desta segunda (14) alcançou a marca de 200 mil acessos. A assessoria da primeira dama estima que diariamente, o blog tem uma média de 1.500 acessos.


Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Manaus-Amazonia_0_427157434.html

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Governo do Amazonas amplia em 60% investimentos em Educação


O Governo do Amazonas planeja investir cerca de R$ 1,6 bilhão em educação básica, em 2011...

conforme a previsão orçamentária. A estimativa de investimento é 60% maior que os gastos no setor em 2010, na ordem de R$ 1 bilhão, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os investimentos levam em conta um plano audacioso do governador Omar Aziz que estabeleceu como meta de sua administração colocar o Amazonas entre os primeiros colocados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"Tivemos avanços nos índices de educação nacional nos últimos anos, mas precisamos ir além, porque acredito ser a Educação o único caminho para conseguirmos o desenvolvimento e melhoramos ainda mais a qualidade de vida do povo?, afirmou o governador.


O Ideb é a nota do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.


De acordo com o Ideb 2009, divulgado em julho do ano passado, pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo não conseguindo atingir o índice proposto na meta nacional, o Amazonas ficou entre os três Estados que mais cresceram no ranking de evolução do Ensino Médio e o 6º no Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série. Houve evolução em todos os níveis, como no Ensino Fundamental até a 4ª série, no qual o Estado passou a figurar em 11º lugar no ranking nacional. Além disso, em 2010, o Amazonas ficou entre os Estados que mais avançaram na redução do analfabetismo. A meta dos Objetivos do Milênio, da ONU, que era reduzir, até 2015, para 5% o índice de analfabetos, foi antecipada, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Entre 2005 e 2009, a nota do Amazonas no Ideb saltou de 3,1 para 3,9 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até a 4ª série), de 2,7 a 3,5 nas séries finais do Ensino Fundamentais (5ª a 8ª série) e de 2,4 para 3,3 no Ensino Médio. Outros indicadores, segundo o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, apontam para a melhoria da educação no Amazonas. Em 2010, 55% das vagas no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram para alunos da rede estadual. Este ano, subiu para 60%, incluindo vagas para os cursos de Direito e de Medicina, historicamente os mais concorridos.


Segundo Gedeão, um exemplo de que a meta do MEC está ao alcance vem da Escola Estadual Dom Bosco, de Eirunepé, que obteve 8,7 no último Ideb (Ensino Fundamental até a 4ª série), quando a média nacional foi 4,6. Outra que se saiu bem foi a escola São José, de Fonte Boa, com nota 8,4. "Com os investimentos e com o comprometimento dos professores e gestores, saímos das últimas colocações e já estamos bem colocados, atingindo metas que o Ministério da Educação apontava que só seriam alcançadas por nós em 2013", frisou Gedeão Amorim.


Prêmio para incentivar
Como forma de incentivar as escolas a perseguirem as metas do Ideb, o Governo do Estado lançou o Prêmio Escola de Valor, por meio do qual a instituição recebe, no final do ano letivo, um cheque de R$ 30 mil, recurso destinado à Associação de Pais e Mestres. Além disso, todos os funcionários da escola pública estadual que alcançar a média 5,2 recebem o 14º salário e as unidades que atingirem a média 5,7 recebem, também, o 15º. Em 2010, educadores de 56 escolas receberam o 14º salário e os de 25 escolas garantiram, além do 14º, o 15º salário.


Ensino integral é a saída
Durante a abertura do ano letivo na semana passada, o governador Omar Aziz disse que a Escola de Tempo Integral é o modelo almejado por ele para a Educação no Estado. O aluno entra de manhã e só sai no final da tarde, com um conteúdo programático diferenciado, com atividades extraclasse, como aulas de dança, de música, natação, teatro, práticas esportivas, prática de laboratório, entre outros. Além de salas de aula, as escolas possuem piscina semiolímpica, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, academia de musculação e ginástica, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, sala para atendimento odontológico, sala de música, sala de dança, auditório e outros ambientes administrativos.


Há seis unidades no modelo Ceti funcionado na capital. Outras 14 escolas foram adaptadas para oferecerem educação em dois turnos. A proposta do governador Omar é construir 36 Cetis, sendo 20 no interior, e chegar até 2014 com 50 unidades educacionais de tempo integral. Até maio, outros três Cetis entram em funcionamento, dois na capital e um em Parintins. Cerca de 10 mil estudantes estão estudando em dois turnos até o momento.


Além dos Cetis, um outro projeto do Governo do Estado propicia que o aluno passe o dia na escola. É o Jovem Cidadão, que oferece, no contraturno escolar, atividades culturais, esportivas e de qualificação para cerca de 120 mil estudantes na capital e interior. Em 2010, foram inaugurados 11 núcleos multifuncionais do projeto e a meta para ano que vem é construir mais 16 na capital e no interior. Cada núcleo é equipado com quadra poliesportiva, salas climatizadas para a oferta de cursos profissionalizantes, espaço de recreação e salas de informática.

Fonte: www.manoreporter.com.br/index.php

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ação contra Omar é julgada improcedente pelo TRE

A Aije foi movida pela coligação ‘O Amazonas Melhor para Todos’, de Alfredo Nascimento (PR) e acusava governador e vice de se beneficiarem nas Eleições 2010 com a anistia e negociação de dívidas da Afeam.


Manaus - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) considerou, por unanimidade, improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pedia a cassação do governador do Estado, Omar Aziz (PMN), e do vice dele, José Melo (PMDB) por conduta vedada ao agente público. O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE-AM) também pediu a extinção da ação.

A ação foi movida pela coligação ‘O Amazonas Melhor para Todos’, do candidato derrotado ao governo do Estado Alfredo Nascimento (PR) e acusava o governador e o vice, José Melo, de se beneficiarem com a anistia e negociação de dívidas da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), além de realizarem propaganda institucional, com a divulgação dos benefícios, nas Eleições 2010.

O relator do processo, desembargador Flávio Pascarelli, considerou que, no que diz respeito ao parcelamento das dívidas, não houve por parte do governador, descumprimento do Artigo 73 da Lei 9.507/1997 (Lei das Eleições) que proíbe agentes públicos de tomarem decisões que afetem a igualdade de oportunidades entre candidatos.

Segundo Pascarelli, “o suposto benefício não representou vantagem aos devedores do fisco estadual, já que não se tratava de anistia, nem redução de valores e sim mero parcelamento das dívidas” . No relatório o desembargador disse que o parcelamento já era concedido pelo governo do Estado antes do período eleitoral.

Ainda segundo o relator, a anistia fiscal concedida aos moradores do Amazonas que foram afetados pela enchente de 2009 não poderia ser considerada ilícita por estar amparada pela Lei Eleitoral, que permite a concessão de benefícios em ano eleitoral quando se tratar de situações de calamidade pública. Segundo ele, o benefício “representou pouco diante da devastação causada pela força da natureza”.

Ao julgar pela improcedência da ação, Pascarelli argumentou, ainda, que não houve abuso de poder e que a função da administração pública não pode ficar restrita pelo simples fato de se tratar de ano eleitoral.

A ação também acusava Omar e Melo de utilizarem a divulgação da anistia e do parcelamento da dívida como publicidade, mas o relator considerou que as informações divulgadas no endereço eletrônico da Afeam eram apenas conteúdo técnico disponível para acesso interno e que a divulgação era feita desde 2007.

Na ação, o senador Alfredo Nascimento argumentava que a anistia de dívidas concedida pela Afeam e a PGE a 38 mil pessoas tornou a disputa desigual. E que a anistia ocorria sem autorização da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e não estava prevista no planejamento do governo do Estado no ano anterior à eleição.


Fonte: http://www.d24am.com/




TRE coloca em pauta ação contra governador do AM

Advogado diz que a conduta “foi lícita e ilícito foi o olhar da pessoa que acusou”.

Manaus - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) pautou para hoje o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pede a cassação do governador do Estado, Omar Aziz (PMN), e o vice dele, José Melo (PMDB) por conduta vedada ao agente público. A Aije foi movida pela coligação ‘O Amazonas Melhor para Todos’, do candidato que ficou em segundo lugar nas eleições para o Governo do Amazonas, o senador Alfredo Nascimento (PR).

Alfredo acusa Omar e Melo de se beneficiarem nas Eleições 2010 com a anistia e negociação de dívidas da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) foi pela absolvição do governador e do vice. Além desta investigação eleitoral, Omar e Melo respondem a outros dois processos eleitorais de perda de mandato ingressados pelo MPE.

O diretor da Secretaria Judiciária do TRE-AM, Leland Barroso, considerou rápido trâmite que teve a Aije de Alfredo Nascimento contra Omar. Nas eleições de 2008, as Aijes protocoladas contra prefeitos e vereadores passaram até um ano e meio para serem julgadas. A ação foi protocolada por Alfredo em novembro do ano passado. O relator do processo é o desembargador Flávio Pascarelli. “Acho que o desembargador não teve dificuldades para ouvir testemunhas e por isso tudo foi muito rápido”.

Na ação, o senador Alfredo Nascimento argumenta que a anistia de dívidas concedida pela Afeam e PGE a 38 mil pessoas tornou a disputa com Omar desigual. Ele afirma ainda que a anistia ocorre sem autorização da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e não estava prevista no planejamento do governo do Estado no ano anterior à eleição.

De acordo com dados do TRE-AM, Alfredo se baseia no Artigo 73 da Lei 9.507/1997 (Lei das Eleições). A legislação estabelece proibições a agentes públicos que afetem a igualdade de oportunidades entre candidatos no período eleitoral.

Defesa pronta

O advogado de Omar Aziz, Daniel Nogueira, disse que não poderia dar detalhes da defesa de seu cliente que apresentará hoje no tribunal do TRE-AM. Mas afirmou que a conduta de Omar Aziz “foi lícita e ilícito foi o olhar da pessoa que o acusou”.

Omar e José Melo também são acusados pelo MPE de conduta vedada ao agente público por liberar verbas a prefeituras do interior do Estado durante o período eleitoral. Em outra ação, o MPE aciona o governador pelo uso indevido do programa ‘Fala Governador’, por autopromoção durante as eleições.

Fonte: www.d24am.com