sábado, 4 de junho de 2011

Aziz já garantiu que vai ajudar Itacoatiara

É só alegria.
Penarol é Bicampeão/2011
O jogo foi duro do começo ao fim, mas nos pênaltis o Leão Azul de Serpa levou e melhor e sagrou-se Bi Campeão Amazonense de Futebol na tarde desse sábado contra  seu adversário mais valente. O Nacional de Manaus. Não podia ser diferente: terminou com  festa para a torcida do Clube e azul e branco de Itacoatiara que tem vaga garantida na série B do Campeonato Brasileiro de 2012.
É a primeira vez que um clube do interior do estado se sagra campeão por duas vezes seguida. Coube ao Penarol quebrar essa marca historia. Com essa vitória as forças esportivas do Amazonas em um compromisso maior com o futebol de Itacoatiara. O município precisa de um estádio maior.
Dentro dessa necessidade o governador Omar Aziz já garantiu que vai ajudar Itacoatiara a aumentar a capacidade do Estádio Floro de Mendonça  pra 20.000 mil espectadores num futuro bem próximo. O Diretor de Futebol do Clube,Raimundo Grana desde as primeiras horas de sexta feira já exaltava a campanha do seu clube e o apoio do governador.
O prefeito Antonio Peixoto que estava no estádio desfilou com uma  azul e branca  e o número  13 de seu partido,acompanhou a volta olímpica dos atletas bicampeões.
 Adjuto comemora reajuste da subvenção da borracha
 
Editoriais - Purus
afonsoO deputado estadual Adjuto Afonso comemorou a assinatura feita pelo governador Omar Aziz, essa manhã, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, reajustando a subvenção da borracha paga aos seringueiros do Amazonas de R$ 0,70 para R$ 1,00, e a mensagem entregue a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) pelo governador criando o Projeto de Lei Complementar de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Purus. O parlamentar foi o grande incentivador da subvenção da borracha em seu primeiro mandato, que a época era paga R$ 0,30, pego pelo quilo da borracha.

O Zoneamento ajuda a identificar e avaliar a situação de cada porção do território, verificando as potencialidades e as limitações ambientais, econômicas e sociais, facilita os processos de licenciamento das atividades e possibilita que todos tenham mais conservação da sua região.

***************
Informações: Auriane Carvalho - Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 3 de junho de 2011

BRT e monotrilho não são prioridades para a Copa 2014 em Manaus



Uma das exigências feitas por Amazonino a Omar Aziz: que o projeto monotrilho tenha capacidade de transportar, na hora do pico, no mínimo 28 mil passageiros/hora
ANTÔNIO PAULO
Uma das exigências feitas por Amazonino a Omar Aziz: que o projeto monotrilho tenha capacidade de transportar, na hora do pico, no mínimo 28 mil passageiros/hora(Bruno Kelly - 03/05/2011 )
Manaus não terá monotrilho nem BTR (Bus Transit Rapid) para a Copa do Mundo de 2014. A informação foi dada nesta terça-feira (31) pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, e pelo prefeito Amazonino Mendes, após saírem da reunião com a presidente Dilma Rousseff, com os prefeitos das capitais e governadores do Estados-sedes da Copa de 2014.
Apesar de o prefeito de Manaus ter cedido e prometido não mais fazer críticas a respeito da construção do monotrilho - sob a responsabilidade do Governo do Estado, que vai se integrar ao BTR no projeto de mobilidade urbana da capital -, ele e Aziz chegaram a outro consenso: o sistema monotrilho-BRT não é prioridade para a Copa do Mundo, em Manaus, já que as exigências da Fifa são estádios, portos e aeroportos.
“Não temos que pensar na mobilidade urbana só para a Copa, mas para os próximos 20 ou 30 anos”, informou o governador.
O convencimento do prefeito sobre a construção do sistema ocorreu após uma recente conversa com Omar Aziz, que garantiu aprimorar o monotrilho. O governo vai trazer técnicos ingleses para uma revisão do projeto, o que, para Amazonino Mendes, imprime confiabilidade.
“Disse ao governador que para mim não haveria nenhum empecilho (a construção do monotrilho), pelo contrário, fico feliz. Pedi apenas que o projeto revisado seja exibido à Prefeitura de Manaus para que os técnicos examinem e ver se condiz com as necessidades”, declarou nesta terça (31) o prefeito de Manaus ao sair da reunião com a presidente Dilma Rousseff, os prefeitos das capitais e governadores do Estados-sedes da Copa de 2014.
Para aceitar a execução da obra, que, segundo a matriz de responsabilidade do PAC Copa custará R$ 800 milhões, vindos da Caixa Econômica Federal – sendo R$ 600 milhões do monotrilho e R$ 200 milhões do BRT – e deixar de reclamações o prefeito Amazonino Mendes fez exigências ao governador Omar Aziz: o projeto monotrilho tem que ter capacidade de transportar, na hora do pico, no mínimo 28 mil passageiros/hora; o Governo do Estado deverá encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) dando conta de que, na hipótese de haver subsídio de tarifa, o Estado vai arcar com a responsabilidade.
“Feito isso, outros detalhes menores, mais simples de serem removidos, como o comportamento dos alimentadores, o encontro dos dois sistemas BRT-VLT (o mesmo que monotrilho) os nossos técnicos vão ajustar naturalmente”, declarou o prefeito de Manaus.
Questionado se estava mais calmo e menos crítico com essa decisão entre Governo e Prefeitura de Manaus, Amazonino respondeu: “Não vejo mais por que eu tecer críticas porque as coisas estão conformadas com esse novo reexame técnico, segundo a palavra do governador, desde que mostre a capacidade técnica de 28 mil passageiros/hora”.
Amazonas cobra recursos
 Ao dar indicações de que o sistema monotrilho-BRT não estará pronto até a Copa do Mundo de 2014, alegando que os pontos essenciais destacados pela presidente Dilma para o evento esportivo são: estádios, portos, aeroportos e a rede hoteleira, o governador Omar Aziz disse ter cobrado do Governo Federal a liberação de recursos para as obras e citou o BNDES a respeito da Arena da Amazônia.
“Na reunião, tratei das dificuldades por que passa o Estado do Amazonas. Entregamos o projeto do estádio em março do ano passado, conseguimos afinar com o BNDES dia 30 de dezembro de 2010 e até agora não houve liberação de recursos para a Arena”, contou o governador.
O valor do estádio está orçado em R$ 400 milhões, mas até agora foram liberados somente R$ 6 milhões para o projeto executivo. Omar também reclamou do atraso das obras do aeroporto Eduardo Gomes.
Com o processo de licitação iniciado, a previsão é que as obras iniciem em janeiro de 2012 e concluam em dezembro de 2013. Serão destinados R$ 415 milhões.
Ao Porto de Manaus estão previstos R$ 89,9 milhões, da Secretaria Especial de Portos (SEP), mas os recursos somente serão repassados depois que a unidade portuária for entregue ao Ministério dos Transportes. Hoje está arrendado à iniciativa privada.

Reunião trimestral
 Na reunião realizada nesta terça-feira (31) entre Dilma Rousseff, governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, ficou decidido que a presidente da República irá coordenar, a cada três meses, uma reunião com todos os envolvidos para a realização da Copa.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, revelou a constatação de que é necessário acelerar mais os preparativos e, para tanto, é importante que todos os entes federativos atuem em conjunto.
Por A Crítica - AM - Manaus/AM - MANAUS