sábado, 26 de março de 2011

Omar Aziz ganha beijo de Hebe Camargo


Beijo de Hebe em Omar causa furor na plateia presente
A apresentadora Hebe Camargo deu um selinho no Governador do Amazonas, Omar Aziz, em evento realizado no Teatro Amazonas, nesta terça-feira (22). Hebe, veio à Manaus, a convite da Presidente Dilma Rousseff, que esteve no estado para anunciar ações de fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico, e Tratamento de Câncer de mama, do colo, e de útero. Além da Hebe Camargo, estiveram presentes outros artistas: como Fafá de Belém, Zezé Mota, Daniela Mercury,e Maria Rita.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Omar pede empenho da classe empresarial na busca de oportunidades para homem da floresta

O governador discursou para uma platéia de cerca de
700 pessoas, incluindo o senador Eduardo Braga,
o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, entre outros.
O governador do Amazonas, Omar Aziz, pediu mais empenho da classe empresarial e dos defensores da sustentabilidade em favor do homem que habita a floresta, nesta quarta-feira, dia 24 de março, durante a abertura do 2° Fórum Mundial de Sustentabilidade. Omar fez o discurso de abertura do evento falando para uma platéia de cerca de 700 pessoas, dentre as quais artistas, empresários, políticos, como o senador Eduardo Braga e personalidades mundiais, como o ator e ex governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger e o cineasta James Cameron. Também estavam presentes as atrizes brasileiras Cristiane Torloni e Bruna Lombardi com o marido dela Carlos Alberto Riccelli e a cantora Daniela Mercuri.


Segundo o governador, no caso do Amazonas, o Governo Estadual e o povo do Amazonas vêm fazendo a sua parte, desde 2003, para garantir a preservação das florestas , mas é preciso que o mundo reconheça que o sacrifício feito nesse sentido deve ser recompensado. “ O mundo precisa saber que quase dois milhões de pessoas vivem no interior do Estado. São pessoas conscientes do seu papel. Mas elas também precisam de oportunidade. Não se pode achar que elas vão preservar só pelo sacrifício. Elas também têm direito de querer o mesmo que nós, que moramos nas grandes cidades, almejamos para nós e para os nossos filhos”. Para isso, segundo Omar, é preciso garantir a esse homem oportunidades de ter trabalho e renda, boas escolas, um bom sistema de saúde e condições para que tenha qualidade de vida. “Precisamos oferecer infraestrutura, logística, inovação tecnológica .

Omar citou como exemplo de que é possível ajudar o povo a preservar a parceria firmada recentemente com o Grupo Pão de Açucar, para a instalação de uma indústria de pescado em Manacapuru. “Vamos beneficiar o peixe e vender para uma grande cadeia de supermercado. Isso é exemplo de ação sustentável”, disse o governador, ao ressaltar que existem outras dezenas de negócios que podem ser explorados pelos empresários na área de extrativismo, bioindustria, entre outros.
Crédito de Carbono
O governador ressaltou que o Amazonas tem sido protagonista na política de sustentabilidade, mas que as coisas tem demorado a acontecer. Ele citou como exemplo o sequestro de carbono que o Estado proporciona ao mundo por suas florestas, mas que até agora a política de compensação pelos créditos de carbono não se efetivou.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Presidente Dilma anuncia prorrogação da Zona Franca de Manaus


A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (22), ao lado do Governador do Amazonas, Omar Aziz, em entrevista coletiva em Manaus, que o Governo Federal quer prorrogar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos depois de 2023, prazo de vigência do regime de incentivos fiscais para empresas que se instalam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A entrevista foi concedida logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.








O anúncio foi feito logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.

 A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (22), ao lado do Governador do Amazonas, Omar Aziz, em entrevista coletiva em Manaus, que o Governo Federal quer prorrogar a Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos depois de 2023, prazo de vigência do regime de incentivos fiscais para empresas que se instalam no Polo Industrial de Manaus (PIM). A entrevista foi concedida logo após o lançamento dos programas nacionais de controle do câncer de mama e de colo de útero, no Teatro Amazonas.

“Nós já tomamos a decisão política de prorrogar a questão da Zona Franca de Manaus por 50 anos a contar do prazo de vencimento. Não estávamos pensando em prazo, mas se a gente não definir, do ponto de vista da legalidade e da questão tributária, fica dificil”, ressaltou a presidenta. A prorrogação da ZFM foi um dos compromissos assumidos por Dilma com Omar Aziz logo após a reeleição do governador no Estado, no ano passado.

Segundo a presidenta, além da prorrogação do modelo de incentivos fiscais responsável por atrair indústrias nacionais e multinacionais para o PIM, a nova proposta do Governo Federal é estender o atual regime para todos os Estados da Região Norte. “Estamos pensando em estender porque temos a consciência de que é muito importante que aqui na Amazônia haja uma alternativa que não tenha a ver com a destruição da floresta e sim com a preservação da biodiversidade. O que estamos fazendo é levantando um muro virtual de proteção da floresta e da biodiversidade”, disse.

Dilma Rousseff também confirmou, durante a visita em Manaus, que o Governo Federal vai explorar, por questões estratégicas, o Potássio encontrado em municípios do interior do Amazonas. “Achamos que a exploração do Potássio é uma questão que está ligada a um elemento importantíssimo que é a segurança alimentar. Ninguém terá segurança alimentar se não controlar a cadeia de fertilizante. A questão é estratégica porque é o mais raro. É a chave para a questão dos fertilizantes”, afirmou.

Mamógrafos no interior

O Governador do Amazonas, Omar Aziz, confirmou, durante o lançamento de programas de combate ao câncer, no Teatro Amazonas, o investimento na aquisição de mamógrafos para os municípios do interior do Estado e a ampliação do atendimento itinerante por meio dos barcos do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), que alcança cerca de seis mil comunidades do interior.

“Vamos levar um mamógrafo para cada município do Amazonas e equipar os barcos PAI para que o atendimento chegue a população das comunidades localizadas ao longo do rio”, destacou.

A aquisição de mamógrafos, segundo o governador, é apenas uma das ações contidas no Plano Estadual para o Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama. Entre as metas do plano está a ampliação em 60% da oferta de mamografias para as mulheres amazonenses, bem como a ampliação da oferta do exame papanicolaou em mulheres da faixa etária de risco de 25 a 59 anos, visando alcançar uma cobertura de 80%.

Exame Papanicolau
Presente na comitiva da presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou, como parte dos programas nacionais de controle do câncer de mama e do colo do útero, parceria com o Governo do Amazonas para a instalação de um Laboratório Central para Exames de Papanicolau e um centro especializado no diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero e de mama, que será instalado no interior do Estado, em município a ser definido.
O laboratório servirá, principalmente, para melhorar o processo de análise das lâminas do exame papanicolau. A unidade contará com uma sala de telemedicina para dinamizar o diagnóstico do interior. “Um dos problemas da baixa qualidade dos exames realizados na Região Norte é que são muitos laboratórios pulverizados sem uma escala de exames suficiente para aferir qualidade”, afirmou o ministro.

Os programas nacionais de controle do câncer de mama e do colo do útero receberão investimentos de R$ 4,5 bilhões, que serão feitos até 2014. Ao todo, o Governo Federal pretende construir 32 novos centros especializados e recuperar outros 48 que já estão em funcionamento no País.

Dos investimentos na prevenção e tratamento do câncer, a maior parte se destina ao fortalecimento da rede oncológica já disponível para a população, o equivalente a R$ 3,2 bilhões. Para o programa nacional do câncer de mama serão R$ 867,3 milhões e para o que é destinado à prevenção do câncer de colo do útero serão R$ 382,4 milhões.
A presidenta Dilma Rousseff adiantou, durante o lançamento dos programas, que vai implantar o programa para a prevenção e tratamento do câncer de próstata e o Rede Cegonha, voltado para atendimento especial às gestantes.

Incidência de câncer no Amazonas
A incidência de câncer de mama e de colo de útero registrou queda de 24,4% e 6,0%, respectivamente, no Amazonas em 2010, em comparação com 2009, segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). Ano passado, foram registrados 245 casos de câncer de mama, contra 324 em 2009. Já o de colo uterino teve 205 registros, contra 218 no ano anterior.
O câncer de mama foi o mais frequente entre as neoplasias registradas em mulheres, seguido do câncer de colo uterino. "Embora tenha havido uma queda, os números ainda são muito altos. Precisamos agir imediatamente para mudarmos este cenário, com ações preventivas e de controle, uma vez que o diagnóstico precoce do câncer é fundamental para o sucesso no tratamento”, disse o governador, que também pretende ampliar a oferta de cirurgias reparadoras de mama para as mulheres mastectomizadas.


Fonte: Governo do Estado do Amazonas

Governador e Primeira-dama chegam ao Fórum Mundial de Sustentabilidade

Governador e Primeira-dama chegam ao Fórum Mundial de Sustentabilidade no Tropical Hotel.

sábado, 19 de março de 2011

Coordenador e Omar divergem sobre nova estação do Proama

Governador garante operar sistema em 60 dias, mas técnico diz não haver previsão

Vereadores acompanharam o governador Omar Aziz na visita às obras do Proama (Divulgação)

Sessenta dias é o prazo que o governador do Amazonas, Omar Aziz, deu para que 18 bairros das zonas Norte e Leste da capital comecem a receber água por meio do Programa Água para Manaus (Proama), cujas instalações ficam localizadas no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.
A declaração foi feita pelo governador, na manhã desta quinta-feira (17), durante a visita dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) à nova estação de tratamento de água.
O coordenador executivo do Proama, Sidney Monteiro, afirmou, porém, que não há previsão para o início do funcionamento do sistema em Manaus.
“Ainda não dá para dizer quando a população vai ter água nas torneiras. Demora 30 dias para encher os tanques, e é necessário fazer mais testes. Creio que até o final do ano a população poderá ter água”, declarou Sidney Monteiro.
O governador Omar Aziz informou, ainda, que neste período irá iniciar a licitação para contratar a empresa que vai administrar a nova estação de tratamento de água.
“Acredito que em até 60 dias já teremos a empresa que  administrará o sistema. Além disso, o objetivo é ampliar esse sistema para todo o Estado”, afirmou. O investimento no Proama é de R$ 333 milhões e vai beneficiar 500 mil habitantes em 18 bairros das zonas Norte e Leste.
  
CMM promete fiscalizar obras
Na visita feita pelos vereadores da CMM, o presidente da Câmara, Isaac Tayah, parabenizou a iniciativa do governo. “E, sobretudo, vamos fiscalizar o funcionamento do Proama. Já na próxima quarta-feira, iremos realizar uma audiência pública para fiscalizar as obras”, completou o vereador.
Já aconteceram várias mudanças na data de entrega do Proama, que foi construída na Ponta das Lajes, na Colônia Antônio Aleixo.
A implantação efetiva do sistema foi anunciada para março de 2010, depois para junho do mesmo ano e agora para até o final de 2011.

Paralisação
A obra já sofreu dois atrasos - o primeiro, quando uma balsa colidiu com uma pilastra, em abril de 2010, e em outubro, com o desmoronamento do Porto Chibatão. Os testes mencionados pela coordenação incluem o ligamento das tubulações da rede e, em seguida, a análise da qualidade da água.
Depois que começar a operar, o sistema vai ter capacidade para produzir 2,5 metros cúbicos de água por segundo - a metade do volume produzido pela Ponta do Ismael.
Os tanques demoram 30 dias para encher completamente. A manutenção, de acordo com o coordenador executivo Sidney Monteiro, vai custar R$ 6 milhões por mês, mas o governador Omar Aziz afirmou que a tarifa de água não vai ser alterada.

Bairros
Os 18 bairros contemplados com o novo sistema de distribuição de águas são Jorge Teixeira, João Paulo II, Brasileirinho, Santa Inês, Tancredo Neves, Nova Floresta, Gilberto Mestrinho, Grande Vitória, São José, Zumbi dos Palmares, Armando Mendes, Cidade de Deus, Braga Mendes, Mutirão, Águas Claras, Valparaíso, Fazendinha e Aliança com Deus.



 

Presidenta Dilma Rousseff confirma ao Governador Omar Aziz que virá a Manaus

Entre os compromissos assumidos, Dilma garantiu apoiar os projetos de preparação do Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.


Manaus - A presidenta Dilma Rousseff confirmou, na tarde de ontem, ao Governador do Estado, Omar Aziz, que virá a Manaus na próxima terça-feira,  dia 22 de março, para a abertura da campanha nacional contra o câncer de colo de útero e de mama. A solenidade será no Teatro Amazonas, às 10 horas.  Na visita, a presidenta também reafirmará os compromissos que assumiu com o Amazonas  quando Omar esteve com ela em Brasília, um dia após sua reeleição no primeiro turno.
Entre os compromissos assumidos, Dilma garantiu apoiar os projetos de preparação do Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, dentre os quais o que vai melhorar a mobilidade urbana em Manaus, como o novo sistema de transporte coletivo e as novas intervenções viárias. Ela também comprometeu-se  em melhorar o sistema energético em todo o Estado e prorrogar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, estendendo-os para a Região Metropolitana (RMM) e possibilitando a atração de novos investimentos.
A visita ao Amazonas havia sido prometida pela ministra durante reunião com o Governador do Amazonas e os senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin, em Brasília, em dezembro do ano passado. Omar também já se reuniu com a ministra do Planejamento Mírian Belchior para discutir a inclusão de projetos do Governo Estadual na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Dentre os projetos estão novos eixos viários em Manaus, incluindo a construção de um anel viário contornando o Distrito Industrial e a expansão  do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) para o interior do Estado. Na primeira etapa do PAC2, o Amazonas foi contemplado com R$ 187 milhões.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Governo do Estado conclui licitação das defensas da Ponte sobre o Rio Negro

A Comissão Geral de Licitação (CGL) concluiu, no último dia 23, o processo licitatório de construção das defensas da Ponte sobre o Rio Negro. A vencedora foi a empresa Erin Estaleiros Rio Negro Ltda. que apresentou proposta de cerca de R$ 89,2 milhões. A expectativa do titular da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), René Levy Aguiar, é homologar o resultado tão logo haja a liberação orçamentária pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“Temos reunião marcada no final desta semana com o secretário Ísper (Abrahim) para acelerar esse processo, homologando o resultado da licitação e contratar a empresa para emitirmos a ordem de serviço", adianta Aguiar. Além da liberação dos recursos, a SRMM aguarda a apresentação da documentação da empresa vencedora do certame para o início das obras.
O projeto do sistema de proteção da ponte prevê a implantação de 14 balsas metálicas com formatos específicos capazes de suportar eventuais impactos. Para isso, as estruturas, serão posicionadas estrategicamente a frente dos pilares por onde passarão as embarcações. A meta, informa Aguiar, é iniciar o trabalho pelos vãos (canais) centrais da ponte de maneira a adiantar a entrega do empreendimento à população.

Atualmente, as obras da ponte que interligará Manaus ao município Iranduba estão em fase de conclusão. Estão sendo concluídos os três últimos vãos do tabuleiro (pista) da margem direita (Iranduba). No trecho central resta o içamento de duas aduelas – blocos de concreto que formam o tabuleiro – em cada lado. Os ajustes finais também compreendem o asfaltamento das estradas de acesso à ponte em ambas as margens.

Custos poderão ser reduzidos

Por determinação do governador Omar Aziz, o sistema de proteção dos pilares da Ponte sobre o Rio Negro poderá ser adaptado com o objetivo de economizar até R$ 30 milhões no valor total do projeto. De acordo com o secretário da SRMM, o Governo do Estado já consultou as autoridades marítimas competentes, como a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, e aguarda aprovação.
“A ideia é diminuir duas das 14 balsas metálicas planejadas para construção nos pilares centrais, sem que apresente riscos de colisão na ponte”, explica Aguiar. “Essa mudança não compromete a segurança da estrutura ou da navegação e poderá, ainda, ser ampliada no futuro por conta de qualquer necessidade verificada pela Marinha do Brasil, utilizando-se a estrutura atual”.
Caso a viabilidade dessa alternativa seja aprovada pelos órgãos marítimos, complementa o secretário, o sistema de proteção dos pilares da Ponte sobre o Rio Negro terá capacidade de resistir a um impacto de até 20 mil toneladas, o que corresponde a 95% das embarcações que atualmente passam naquele trecho do rio. “Estamos aguardando uma manifestação oficial das entidades e há uma expectativa muito favorável no sentido de termos esse pleito atendido”, afirma.

Iluminação

René Levy Aguiar informa, ainda, que o processo de licitação do sistema de iluminação da ponte Manaus-Iranduba será aberto nesta quinta-feira, dia 03. O projeto está estimado em aproximadamente R$ 14 milhões e, segundo ele, também terá possibilidade de ter o custeio reduzido. Os trabalhos deverão ter duração de três a quatro meses, começando a partir do tabuleiro da ponte.

terça-feira, 1 de março de 2011

Governador quer licitação do monotrilho depois do Carnaval

Segundo o governador, a licitação deve ser anunciada nos próximos dias, logo após o Carnaval

“Essa não é uma decisão política nem pessoal.
Chegou o momento de termos um transporte de qualidade e digno para a
população de Manaus”, disse o governador (Foto: Alfredo Fernandes/AGECOM)

 

O governador Omar Aziz garantiu na segunda (28), durante visita do ministro do Esporte, Orlando Silva, que o projeto do monotrilho vai sair do papel. Segundo o governador, a licitação deve ser anunciada nos próximos dias, logo após o Carnaval.

 “Essa não é uma decisão política nem pessoal. Chegou o momento de termos um transporte de qualidade e digno para a população de Manaus”, disse o governador
Depois da reunião, Omar Aziz levou o ministro para uma visita à obra da Arena da Amazônia. Orlando Silva, que esteve em Manaus em setembro, quando o estádio Vivaldo Lima ainda estava em processo de demolição, disse que as obras estão avançando bem.
Ele comprometeu-se em se empenhar para a aceleração do desembolso de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção da arena. A obra deve ficar pronta para a Copa das Confederações em 2013. 
 Orlando Silva definiu a visita como muito produtiva. Segundo ele,  sua vinda a Manaus é parte de um roteiro que vem fazendo nas cidades sedes da Copa de 2014 a pedido da presidenta Dilma Rousseff.
 Neste mês de março, Dilma pretende reunir-se com os governadores e prefeitos das sedes para um balanço das obras e de tomadas de decisões que possam intensificar a preparação do país para a Copa.
A ideia é que a cada três meses seja feita uma nova reunião de balanço das obras. “Saímos daqui muito confiantes no projeto do Amazonas. Confiantes de que Manaus estará pronta para a Copa 2014”, disse Orlando Silva.

Fonte: A Crítica