terça-feira, 30 de junho de 2015

Omar Aziz ressalta importância de vincular CBA ao Ministério de Ciência e Tecnologia

Omar Aziz ressalta importância de vincular CBA ao Ministério de Ciência e Tecnologia

Em audiência no Senado, parlamentar destacou avanços do Governo Federal em relação ao Centro de Biotecnologia da Amazônia

O Senador Omar Aziz (PSD-AM) participou ativamente da audiência pública que debateu as atuais condições do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), na manhã desta terça-feira (30), na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. Requerente da audiência, Omar Aziz destacou o fato de o Governo Federal tomar posições mais concretas para manter um importante centro de pesquisas do país, mas discordou da vinculação do CBA ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


“Eu pessoalmente acho que o CBA deveria ficar na estrutura do Ministério de Ciência e Tecnologia porque é da área relacionada à pesquisa ao desenvolvimento e inovação. Nada contra o Inmetro. Mas neste momento se a gente conseguir isso, vai ser um avanço muito grande. Principalmente para você ter uma estrutura jurídica para que o CBA possa funcionar e conseguir o objetivo que nós queremos, que é o conhecimento da nossa região. Que possamos gerar oportunidades para as pessoas que moram na nossa região”, ressaltou.

Membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia e líder do PSD no Senado, Omar Aziz anunciou que vai propor uma nova reunião entre ministérios e senadores para discutir soluções mais eficazes e permanentes, que possam consolidar o Centro de Biotecnologia.

“Nós conseguimos avançar. Já temos agora a segurança que nenhum servidor dali, nenhum trabalhador do CBA vai deixar de continuar aos serviços que estão fazendo. Mas o avanço será maior ainda. Vamos marcar uma reunião com o Ministro de Ciência e Tecnologia (Aldo Rebelo) e o Ministro de Industria e Comércio (Armando Monteiro), junto com senadores da comissão para que possamos tratar e aprofundar a real situação do CBA. Daqui para frente as coisas tendem a melhorar bastante”, afirmou o Senador.

Na avaliação de Omar Aziz, o Senado Federal atuou com destaque neste processo, propondo alternativas viáveis para que o CBA possa desempenhar seu papel. “O Senado, num momento de crise, tem que buscar alternativas para a população do Brasil. O nosso papel aqui não é só votar leis, mas é propor. Esta é a contribuição que pode ser dada”, assegurou.

Sempre ouvindo a população

Aproveitando o debate que busca soluções concretas para o centro de pesquisa, o Senador Omar Aziz destacou a importância de se ouvir a população e especialistas para conseguir resolver os problemas.

“Quando eu era governador, criei programas ouvindo as pessoas. Criei um programa sobre prevenção de criminalidade entre jovens ouvindo uma mãe. A mãe chegou para mim, o filho dela estava preso, e me disse assim: ‘Omar, o que está faltando para o meu filho é uma atividade. Ele fica ocioso à noite e sai pra fazer coisa que não deve’. Então criamos um programa chamado Galera Nota Dez, que junta todos os jovens. E isso diminuiu em 90% a criminalidade, porque a ociosidade leva a pessoa a fazer coisa errada. Nós precisamos ter conhecimento da nossa região para ajudar todo o Brasil”, finalizou o Senador do Amazonas.

Fonte: Assessoria
Foto: Ariel Costa

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Omar Aziz vai conversar com ministro sobre medida que coloca o Inmetro como gestor do CBA

Foto: Ariel Costa
Durante entrevista para uma rádio de Manaus, na manhã desta quinta-feira (18), o Senador Omar Aziz criticou a medida do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, de colocar a administração do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Até então, a responsabilidade do Centro era da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para Omar Aziz, a mudança feita pelo ministro é uma bola fora, pois o Inmetro não seria o local adequado para cuidar do CBA, já que o Centro tem um potencial de pesquisa muito forte, e não é da natureza do Inmetro realizar pesquisas. O Senador informou ainda que, na última reunião que teve com o ministro na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na terça (16), ele foi informado que o ministério estava estudando uma fórmula para dar viabilidade ao CBA, mas que não disse que seria sobre o Inmetro.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Omar Aziz se reúne com ministro para regularização de terras no Amazonas

Governo Federal discute a disponibilização de R$ 28 milhões para a regularização de 8 mil terrenos em 15 municípios do Estado.

O Senador Omar Aziz se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para alinhar a regularização de 8 mil terrenos de famílias posseiras do Amazonas que estão em áreas públicas, que totalizam aproximadamente 5 milhões de hectares. Para viabilizar o projeto, o Governo Federal terá que disponibilizar R$ 28 milhões, e o estado do Amazonas teria que arcar com R$ 2,8 milhões, chegando a um total de R$ 30,8 milhões em investimentos para 15 municípios do Amazonas.

Para Omar Aziz, a regulamentação fundiária é a melhor forma de combate aos conflitos agrários. O ministro garantiu ao Senador que irá realizar um estudo junto com os técnicos de sua equipe, e prometeu dar respostas o mais breve possível.

"Essa questão fundiária no Amazonas e mais ainda ali nas divisas com Pará e Rondônia é muito séria. É uma área de conflitos permanentes. Pedi ao ministro que ficasse atento a isso e ele concordou. Sobre a regularização das terras e o novo convênio, o que já fizemos certamente justifica novo investimento. O ministro vai estudar com sua equipe e nos dará uma resposta breve. Regularizar terras é gerar expectativas muito boas para as pessoas, é moradia, é segurança."

Os municípios que devem ser beneficiados são: Eirunepé com 800 terrenos regularizados, Ipixuna com 700, Envira com 500, Fonte Boa com 400, Jutaí com 500, Uarini com 400, Juruá com 200, Novo Aripuanã com 700, Boca do Acre com 400, Barcelos com 400, Codajás com 800, Coari com 700, Urucurituba com 600, Barreirinha com 300 e Nhamundá com 600 terrenos.

Senador participa de reunião da Comissão Mista de Futebol

Nesta terça-feira (17), a Comissão Mista Provisória da MP 671 tentou, em vão, votar o parecer da medida que busca modernizar a gestão do futebol e aumentar a responsabilidade fiscal dos clubes. Preocupado com o futuro do futebol brasileiro, o senador Omar Aziz, presidente de honra do Nacional Futebol Clube, participou da comissão mista conhecida como MP do Futebol. Durante sua fala, o senador amazonense se dedicou a ressaltar a importância da medida. Atualmente, os clubes brasileiros estão sofrendo com más gestões, que acarretam no aumento das dívidas dos clubes com os governos, atletas e funcionários. Ainda durante a sessão, Omar Aziz destacou que a CPI do Futebol deve ser instalada.

“Eu espero que o Senado instale a CPI do Futebol. Já está em tempo de a gente averiguar e investigar isso a fundo para que a gente dê nome aos bois. Não dá para chegar e colocar como se todos os dirigentes fossem responsáveis e estão aqui sendo julgados.”

Preocupado com a questão, o senador Aziz pediu celeridade e comprometimento da comissão para que seja votada logo a medida provisória.

“Eu venho aqui há três sessões para votar e não vem ninguém. Um dia porque o presidente da CBF estava na Comissão de Esportes da Câmara. Outro dia porque não teve reunião. Outro porque o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, convocou reunião com os deputados. Aí fica ao bel prazer pra gente reunir esta comissão. Então no momento que tiver que votar, eu vou estar aqui favoravelmente.”

Com o pedido de vista feito por parlamentares durante a comissão, o parecer só deve ser votado no próximo encontro que ficou agendado para o dia 24 de junho.

Assessoria

terça-feira, 16 de junho de 2015

Omar Aziz assina requerimento para derrubar veto à emenda que beneficia servidores da Suframa

Senador do Amazonas protocolou destaque para que veto seja votado em separado na sessão do dia 30 deste mês

O Senador Omar Aziz (PSD-AM) assinou, na manhã desta terça (16), o requerimento para que seja feito um destaque para a votação em separado do veto da presidente Dilma Rousseff às emendas à Medida Provisória 660. Uma das emendas trata do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). A votação que estava prevista para esta terça foi adiada para o próximo dia 30.

“A emenda foi aprovada por unanimidade no Senado. Nós aprovamos e a presidente Dilma vetou. Esta discussão é antiga e precisamos reparar esta injustiça com os servidores da Suframa”, afirmou, em plenário, Omar Aziz
Líder do PSD no Senado e coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, Omar Aziz destacou que deve acabar a diferença entre o salário de servidores da Suframa e o dos que executam a mesma função no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), onde a autarquia da Zona Franca está vinculada.
“Espero ter o apoio dos meus pares e de todos. Sob a minha coordenação, a bancada do Amazonas tem se reunido a cada 15 dias para tratar deste assunto. Tecnicamente, os servidores estão certos. A Suframa dá lucro. A Suframa tem recursos próprios para pagar. Ela arrecada, ela não tira da União. O que falta é o governo federal ter boa vontade com os servidores da Suframa”, exigiu o Senador.
Omar Aziz admite que a luta para a derrubada do veto tem sido árdua. A reivindicação dos servidores da Suframa, apesar de antiga, só se materializou graças a uma emenda do deputado federal Pauderney Avelino. “A luta não começou esse ano. Esta discussão está sendo travada há mais de três anos. Parece que a discussão começou agora com esta nova bancada. Mas cheguei ao Senado somente em fevereiro e foi feito o que era possível”, finalizou o Senador do Amazonas.

Infraestrutura para a Zona Franca

Ainda na manhã desta terça (16), o Senador Omar Aziz participou da audiência do Ministro Armando Monteiro, do Mdic, na sessão conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Omar Aziz aproveitou a audiência para questionar o ministro sobre os problemas de infraestrutura que prejudicam as exportações das indústrias da Zona Franca de Manaus.

“Temos em Manaus um polo eletro-eletrônico maior que o de muitos países, apenas em Manaus. O Brasil se nega a discutir o asfaltamento de uma via para escoar esta produção. O governo não tem responsabilidade com a sua produção. Manaus não tem porto, tem terminais. São 600 indústrias que dependem de um terminal”, criticou o Senador.
Sensibilizado pelo discurso de Omar Aziz, o Ministro Armando Monteiro propôs a criação de um grupo técnico no Ministério para analisar os desafios da Zona Franca de Manaus. “Deixo esta proposta para a gente entender os problemas que dificultam a exportação”, assegurou o Ministro.

Assessoria.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

Omar Aziz recebe convite para participar de três comissões no Senado

Em pouco mais de quatro meses de mandato como senador, Omar passa a integrar seis comissões - foto: divulgação
Em pouco mais de quatro meses de mandato como senador, Omar passa a integrar seis comissões – foto: divulgação
As atividades parlamentares do senador Omar Aziz (PSD), principalmente em defesa do Amazonas em Brasília, tem rendido ao ex-governador do Estado visibilidade em pouco mais de quatro meses de mandato. Somente na última semana, o líder do PSD no Senado foi convidado para participar de mais três comissões, além das outras três em que já atua: será titular na Comissão de Direitos Humanos e na Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo, além de suplente no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.