quinta-feira, 19 de março de 2015

Omar Aziz manifesta preocupação com queda da produção da Zona Franca de ...


O senador Omar Aziz (PSD-AM) informou que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) vai se reunir em abril para analisar novos projetos e a ampliação dos atuais. Isso lhe foi garantido pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, com quem o senador se reuniu nesta quarta-feira.

Ele explicou que a Suframa não se reúne há mais de 8 meses, e isso é ruim para o Estado, porque a aprovação ou ampliação de projetos é essencial para a economia amazonense diante da queda de 12% ocorrida em janeiro na Zona Franca.

Omar Aziz disse que também alertou o ministro para a necessidade de maior celeridade às exportações, porque hoje a burocracia é grande e lenta, o que faz a Zona Franca de Manaus perder negócios.

— Muitos países da América do Sul hoje estão importando produtos que são fabricados em zonas francas de países muito mais longínquos que a Zona Franca de Manaus, porque têm muito mais velocidade em trazer esse bem do que comprar daqui. E é necessário  que o Ministério de Relações Exteriores, juntamente com o Ministério da Indústria e Comércio, faça um trabalho para que as exportações brasileiras tenham mais celeridade.

Omar Aziz também pediu que o Ministério da Indústria e Comércio e outros ministérios resolvam a questão jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia, que foi inaugurado há 12 anos, mas ainda não é juridicamente reconhecido. Segundo o senador, isso impede o centro de cumprir sua missão de contribuir para o desenvolvimento da bioindústria no país, especialmente na Região Amazônica.

Omar Aziz alerta sobre termos do fim da reeleição


Na noite desta quarta-feira (18), o senador Omar Aziz subiu à tribuna do Senado Federal para alertar contra o risco de aprovar o fim da reeleição nos termos propostos atualmente no Congresso. Para o senador do Amazonas, as prefeituras e os governos estaduais podem ficar sob responsabilidade de pessoas não eleitas para o cargo, quando o prefeito ou o governador deixarem seus postos para disputar a reeleição.

A PEC 73/2011 diz que o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos devem renunciar aos seus cargos seis meses antes para terem o direito a se candidatarem na eleição seguinte. De acordo com Omar Aziz, o problema é que neste período haverá um efeito cascata na sucessão do poder executivo e pode ser prejudicial à população.

“O meu questionamento, aos senhores senadores e às senhoras senadoras, é quem assume no lugar do candidato? Se o atual governador sair, o vice-governador também sair para ser candidato à reeleição e o presidente da assembleia legislativa também concorrer a algum cargo, vai assumir quem? Passar quatro, cinco meses na disputa eleitoral e deixar um irresponsável quebrar a prefeitura, quebrar o governo para depois o prefeito, se for reeleito, voltar para o cargo. Acho que estamos cometendo um mal aos municípios e aos estados”, alertou Aziz.

O senador ressaltou, ainda, que a reforma política que o Brasil pede é um reforma profunda, e não uma que dê condições de negociações de cargos de prefeito e governador.

“A reforma politica que o Brasil exige é uma reforma profunda. Não é uma reforma que propicie que mais tarde se negocie ser governador, ser prefeito, como acontece hoje ainda quando se saca um prefeito depois de dois anos. Imagina colocar uma pessoa sem espírito público para ficar cinco, seis meses com o orçamento do estado ou o orçamento do município para governar?”, questionou.

Durante seu pronunciamento, o senador Omar Aziz foi interrompido pelo senador Cristovam Buarque (PSB-DF), que decidiu seu voto endossando a linha de pensamento do parlamentar amazonense.

“Eu quero lhe agradecer. Acabo de tomar a decisão de meu voto graças ao senhor. Eu não vou compactuar com esta brincadeira que estamos fazendo aqui. O senhor mostrou as consequências disso. Eu vou me abster porque também não vou votar contra isso, que tenta moralizar, mas não moraliza, é uma brincadeira de reforma política.”, disse o senador Cristovam Buarque.

fonte: Portaldoholanda

Argumento - Povo nas Ruas - Omar Aziz

sexta-feira, 6 de março de 2015

Liderança da bancada do AM em Brasília sai na próxima semana, diz parlamentares

 Segundo Vanessa Grazziotin, senador Omar Aziz é tido como consenso na disputa.

Omar Aziz está no primeiro ano no Senado Federal Foto: Acervo-DA

Manaus - A bancada do Amazonas no Congresso Nacional ficou para a próxima semana, segundo os deputados federais Hissa Abrahão (PPS) e Marcos Rotta (PMDB). O ‘cargo’ era ocupado pelo senador Eduardo Braga (PMDB), que deixou o posto ao ser nomeado ministro de Minas e Energia, no início deste ano.

A coordenação está sendo disputada pelo ex-governador do Estado, senador Omar Aziz (PSD), e pelo ex-vice-prefeito de Manaus, Hissa Abrahão.

Os oito deputados federais e os três senadores do Amazonas tinham marcado para se reunir, na última quarta-feira, para eleger o coordenador da bancada, mas a reunião foi cancelada.

“Tínhamos uma reunião ontem (anteontem) que acabou não ocorrendo por conta de compromissos dos líderes com a presidente (da República, Dilma Rousseff), instalação das comissões e a presença do ministro Eduardo Braga (PMDB) em Plenário, na Câmara dos Deputados. Ficamos de remarcar (a reunião) para a próxima semana”, disse Rotta.

Em fevereiro deste ano, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) informou que o nome do senador Omar Aziz (PSD) era tido como consenso para a coordenação da bancada pela maioria dos parlamentares do Amazonas em Brasília. “O meu primeiro discurso no Senado foi no sentido da uniformidade para a bancada ter uma ação coordenada e priorizar as principais bandeiras do Estado”, disse Grazziotin, em fevereiro, ao defender o consenso na escolha do novo coordenador da bancada.

Hissa Abrahão disse, por meio da assessoria de comunicação, que o nome do novo coordenador da bancada do Amazonas segue indefinido. “Mantenho a minha candidatura à liderança da bancada, apesar do Omar figurar como o favorito”, disse Hissa, segundo a assessoria de comunicação do deputado.

Fonte: D24

quarta-feira, 4 de março de 2015

Líderes do PSD participam de reunião com a presidente

Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma se reúne com partidos da base aliada no Senado. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira (4) líderes da base aliada na Câmara Federal e no Senado para tratar do encaminhamento de projetos do Executivo no Congresso Nacional. O PSD foi representado pelo senador Omar Aziz, do Amazonas, e pelo deputado federal Rogério Rosso, do Distrito Federal.
De acordo com os líderes da base aliada, a presidente assumiu o compromisso de discutir com eles todas as futuras medidas provisórias, projetos de lei do governo e até normas que não precisem ser convertidas em lei, exceto as que tenham impacto imediato sobre o mercado.
Dilma apresentou aos líderes as razões para as medidas de ajuste apresentadas ao Congresso e também indicou novas ações que serão adotadas para a retomada do crescimento e a ampliação das políticas sociais. Mencionou, entre outras, o plano de estímulo à exportação, projetos na área educacional, o Programa Mais Especialidades, na área da saúde, e a nova etapa no Minha Casa, Minha Vida.
O deputado Rogério Rosso, que participou de uma das reuniões disse que o governo vive uma nova fase de interface com a base aliada e o Congresso. Na audiência, realizada no Palácio do Planalto, ele destacou princípios importantes, como a estabilidade política, econômica e institucional.
“Temos que garantir que o governo mantenha sua credibilidade junto às instituições, à sociedade e aos investidores, gerando oportunidades para aumentar emprego e renda e desenvolver áreas de conhecimento e inovação”, disse. Para ele “é importante fortalecer setores como a agricultura, pequenos negócios, indústria, comércio e serviços, além de buscar constantemente a competitividade e a eficiência dos setores público e privado. Também é importante ter humildade para reconhecer eventuais falhas, corrigir rumos e dialogar ainda mais com a sociedade”, afirmou.

Omar Aziz e Hissa Abrahão disputam o comando da bancada amazonense nesta quarta (4)

Vencedor da eleição, que ocorrerá nesta quarta-feira (4), coordenará o grupo de senadores e deputados federais do Amazonas no Congresso


Quatro anos depois de ficar sem comando e sem direção, a bancada de deputados federais e senadores do Amazonas, no Congresso Nacional, reúne nesta quarta-feira (4) seus membros para eleger o novo coordenador do grupo parlamentar.

A reunião, que acontecerá no gabinete do deputado Alfredo Nascimento (PR-AM) às 10h, vai escolher entre os nomes do senador Omar Aziz (PSD-AM) e do deputado federal Hissa Abrahão (PPS-AM). Omar Aziz é o preferido do grupo parlamentar amazonense, mesmo entre os deputados e senadores que teoricamente seriam oposição a ele. E tudo indica que o novo senador deverá ser alçado coordenador.

Com o resultado das eleições de 2014, para Governo do Estado, a bancada ficou dividida com seis membros de um lado: Omar Aziz, Átila Lins (PSD-AM), Silas Câmara (PSD-AM), Arthur Bisneto (PSDB-AM), Pauderney Avelino (DEM-AM) e Alfredo Nascimento (PR-AM).

Do outro lado, o grupo que apoiou o senador licenciado e ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga: Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Sandra Braga (PMDB-AM), Marcos Rotta (PMDB-AM), Conceição Sampaio (PP-AM) e Hissa Abrahão.

“Fico muito honrado com esta indicação e deferência da bancada. Caso seja o escolhido, vamos trabalhar unidos em defesa dos interesses do Estado do Amazonas independentemente de partido, de lado ou de posição política”, declarou o senador Omar Aziz.

Se confirmado coordenador, ele pretende reunir a bancada semanalmente ou de 15 em 15 dias. Elegerá como temas a serem discutidos a exploração mineral no Estado do Amazonas, como a silvinita; a conclusão da pavimentação da BR-319, a defesa da Zona Franca de Manaus entre outros.

O deputado Hissa Abrahão reconhece que o senador Omar Aziz tem maioria na bancada, mas ele diz que põe o nome para ser analisado pelos colegas parlamentares por ser a vez dos deputados ficarem com a coordenação. “A vaga é da Câmara. Se o Senado quiser o cargo, que ele tente em 2016. Se nenhum dos oito deputados quiser disputar, estou me propondo a ser o coordenador”, diz.

Questionado sobre o que faria no comando da bancada amazonense, Hissa Abrahão ressalta que é um político de diálogo, item fundamental para o cargo. “É preciso ter esse diálogo entre os membros, respeito, elegância e educação tanto no trato com os colegas como nos espaços institucionais, com ministros e outras autoridades”, destacou.

Caso venha a ser o coordenador, ele pretende reunir a bancada mensalmente, ter uma agenda positiva e discutir temas como a reforma tributária e o olhar diferenciado para a Zona Franca de Manaus por parte do Governo Federal; infraestrutura logística, como a conclusão da BR-319, outros modais como ferrovia e hidrovia. “Pautas regionais que precisam de apoio nacional. Essa será a nossa agenda para 2015”, destacou Hissa Abrahão.

Além de agregar a bancada, o cargo de coordenador de bancada é exigido somente no período de apresentação de emendas ao orçamento da União. É ele quem assina a ata contendo as propostas parlamentares com as ações e recursos.

Senador é cotado

O nome do senador Omar Aziz para coordenador da bancada do Amazonas surgiu desde que ele foi eleito em 2014. Deputados como Átila Lins e Silas Câmara, que já coordenaram a bancada em anos anteriores, e o deputado Pauderney Avelino, foram os primeiros a citá-lo para comandar no início da legislatura.

“Por ter sido governador, tem a experiência e a liderança para coordenar os trabalhos da nossa bancada. Acredito que o senador Omar desempenhará bem esse papel”, defendeu Pauderney Avelino.

Mesmo com a previsão de sair “eleito” pela maioria da bancada, deputados e senadores do Amazonas vão aproveitar o encontro para pedir a Omar Aziz que não repita a postura tomada na semana passada na audiência no Ministério da Integração Nacional.

O senador, que convidou os membros da bancada para tratar da enchente que atinge os municípios amazonenses na Defesa Civil/MIN, foi duro nas críticas, sendo pouco elegante com o ministro Gilberto Magalhães Occhi. O desconforto e constrangimento da bancada foi visível.

Subcoordenador

Uma solução para agradar aos dois grupos políticos da bancada do Amazonas foi encontrada pelos defensores do senador Omar Aziz para coordenação: vão apresentar o nome do deputado federal Marcos Rotta (PMDB-AM) para ser o subcoordenador de bancada.

Além de ser da Câmara, o que cumpre uma das regras do acordo firmado nos anos anteriores, a saída neutralizaria Hissa Abrahão e parte do grupo adversário a Omar, já que é do PMDB, teoricamente do grupo de Eduardo Braga.

Ao ser informado, Rotta disse estar surpreso com a indicação, mas a recebeu com agradecimento. “Fico lisonjeado com a menção ao meu nome, mas ninguém me falou nada sobre ser subcoordenador. Caso venha a acontecer, na reunião de hoje, irei trabalhar ao lado do nome escolhido para comandar a nossa pequena, mas valorosa bancada de deputados e senadores”, declarou.

Marcos Rotta acredita que o nome de Omar vai ser quase consenso entre os 11 membros. A senadora Sandra Braga (PMDB-AM) disse que o coordenador deve pensar sempre no bem maior do Estado do Amazonas.

Escolher bem'

Um dos articuladores da reunião da bancada para escolher hoje o coordenador, tanto que ofereceu o gabinete para o encontro, o deputado federal Alfredo Nascimento (PR-AM) pode ser considerado o fiel da balança na escolha do nome.

Embora o senador Omar Aziz seja o preferido e tudo indica que vai mesmo ser o escolhido, Alfredo será o sexto voto que poderá definir o novo coordenador, caso seja necessário ir à votação. E ele é mesmo quem se coloca como esse pêndulo político, aquele que não está nem no grupo A (Omar/Melo) nem no grupo B (Eduardo Braga).

“Se não escolhermos bem quem vai comandar os trabalhos da bancada, o Estado do Amazonas vai pagar a conta. É preciso haver um consenso e o indicado obter a maioria sob pena de o coordenador seguir com um pequeno grupo a uma audiência nos Ministérios, ficando sem representatividade política”, declarou Alfredo Nascimento.

terça-feira, 3 de março de 2015

Randolfe e Omar criticam urgência para fim da fusão de partidos

Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se posicionaram contra a urgência para votação do PLC 4/2015, que impede a fusão de partidos com menos de cinco anos de criação. Na opinião dos parlamentares, há temas mais importantes na reforma política, como financiamento de campanha e fim da reeleição. Para Randolfe, o projeto da fusão é "casuismo".

Fonte: Senado

segunda-feira, 2 de março de 2015

Omar Aziz pede rapidez ao Ministério da Integração na liberação de ajuda a municípios do AM atingidos pela cheia

Foto: Ariel Costa
Após a reunião, o ministro Gilberto Occhi afirmou que o Governo Federal já tomou conhecimento do assunto e vai dar todo apoio necessário ao Amazonas
O senador Omar Aziz (PSD), participou na manhã desta quinta-feira (26) de uma reunião entre lideranças do interior do Amazonas e membros da bancada amazonense no Congresso Federal, com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília. A pauta do encontro foi a celeridade na liberação de recursos do Governo Federal, para diversos municípios do Amazonas atingidos pela cheia dos rios.

Após a reunião, o ministro Gilberto Occhi afirmou que o Governo Federal já tomou conhecimento do assunto e vai dar todo apoio necessário ao Amazonas, no sentido de amenizar o sofrimento das famílias que estão passando dificuldades por conta da enchente.


“Todo apoio que o Governo Federal puder dar levar para essa população, será levado para o Amazonas e para aqueles que estão sofrendo com as enchentes. Os pedidos que estão chegando aqui, é para o reconhecimento do Governo Federal da situação de calamidade. A partir desse reconhecimento o governo já vai entrar com as ajudas, na medida em que os municípios e o governo do Amazonas solicitarem qual o tipo de ajuda que eles estão precisando emergencialmente”, disse Occhi.

Para o senador Omar Aziz a reunião foi muito importante, pois o Governo Federal já sinalizou ajuda ao Amazonas. Agora ele vai aguardar a lista com os pedidos do que o Estado precisa e encaminhar ao ministério o mais rápido possível.

Fotos: Ariel Costa

“Esse fenômeno ocorre todos os anos. O regime de águas do Amazonas prejudica boa parte da população ribeirinha do nosso Estado. Hoje a bancada do Amazonas, que está preocupada com a situação, veio conversar com o ministro e pedir ajuda para essas pessoas que estão enfrentando dificuldades. O governador José Melo será informado por nós para nos enviar os pedidos e esperamos que até a próxima semana as coisas sejam encaminhadas, pois temos pressa e urgência nessa questão”, destacou Aziz.