quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dilma pede apoio de Aziz no Senado

Preocupada com a força de sua base no Congresso, frente ao avanço da oposição nas eleições deste ano, a presidente Dilma Rousseff (PT) ligou ontem para o senador eleito Omar Aziz (PSD) pedindo o apoio dele para o seu próximo Governo. O gesto mostra a disposição da presidente em superar as feridas abertas em sua base durante as eleições. No Amazonas, por exemplo, o candidato de Omar, o governador José Melo, não pediu voto para ela e ainda se aproximou dos tucanos.

Neurônios
Aliados de Melo estão queimando neurônios a traçar riscos de engenharia política na formação do Governo. Na ALE-AM, ontem, havia informação de que o deputado federal reeleito Pauderney Avelino (DEM) iria para a Seduc e Sidney Leite (Pros) para a Sepror.

Estratégia
De acordo com aliados de Melo, a ida de Pauderney para a Seduc levaria Carlos Souza (PSD) à Câmara dos Deputados, enquanto o movimento com Sidney teria como finalidade facilitar as conversas para manter Josué Neto (PSD) na presidência da Assembleia.

É queimação
Ouvido sobre as conjecturas, o senador Omar Aziz riu e comentou: “Não existe nada disso. O secretariado só vai ser discutido quando o governador voltar da viagem. Por quanto, quem levanta uma hipótese dessa só tem um interesse: queimar alguém”.

Fonte: Acritica.com.br

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Nem Melo nem Arthur. Omar foi a medalha de ouro desta campanha!

Nem José Melo nem Arthur Virgílio Neto. O grande vencedor das eleições estaduais deste ano foi o ex-governador Omar Aziz. Foi ele quem manuseou a batuta na grande orquestra. Melo foi apenas um tenor desafinado que conseguiu convencer o público com uma voz titubeante, principalmente nos debates. O governador reeleito tem méritos que o ajudaram, mas foi Omar Aziz quem abraçou a campanha, tomou a dianteira e fez de Melo um vencedor, quando poucos acreditavam que ele pudesse bater o favorito Eduardo Braga.

Mas a vitória de Omar e Melo não encerra um ciclo, ao contrário, inicia um novo momento político em que o agora senador da República passa a ser personagem principal. Saindo do campo das artes e comparando a política amazonense com o esporte, não é exagero dizer que Omar terminou a corrida eleitoral no alto do pódio. O prefeito Arthur ficou com a medalha de prata e Melo, com o bronze.
É assim que a política deve caminhar nos próximos anos. Se nenhuma pedra o fizer tropeçar, o senador estreante terá papel fundamental nas eleições de 2016, mas elas servirão apenas para preparar terreno para 2018. O grupo formado por Omar, Melo e Arthur deve permanecer unido em torno da reeleição do prefeito e é provável que assim permaneça até 2018, com Arthur disputando uma vaga ao Senado, e Omar, o Governo do Amazonas.

Há quem aposte que Arthur será o grande nome para a disputa do governo em 2018. Não depois da derrota de Aécio Neves. Mas o próprio prefeito já andou confessando a amigos leais que esse é um sonho que ele deixou de sonhar. O Senado seria o caminho menos traumático para encerrar a carreira política, afinal, em 2018, Arthur já terá 73 anos. Omar completará 60 em plena campanha.

No entanto, não deve ser a idade o fator decisivo para Arthur apoiar Omar ao governo e receber o apoio dele ao Senado. O que vai pesar é a força política que o ex-governador demonstrou ao imprimir duas derrotas ao adversário Eduardo Braga em uma única eleição: a derrota do candidato dele ao Senado, Francisco Praciano, e a derrota na disputa ao governo do Estado, para José Melo.

A votação de Omar, expressiva tanto na capital quanto no interior do Estado, o credencia a pleitear, no grupo, a vaga de candidato ao governo, uma vez que Melo não poderá concorrer à reeleição. Arthur, como ficou demonstrado nas duas últimas eleições, tem força na capital, mas teria maior dificuldade que Omar de fazer uma campanha exitosa em todo o Estado.

Basta que Melo trabalhe para cumprir os compromissos de campanha e Omar faça um mandato destacado no Senado nos quatro primeiros anos, e os dois estarão credenciados para pleitear mais um mandato. Arthur terá que escolher entre se aliar aos dois ou se tornar um adversário de Omar na disputa, que certamente terá Braga como o terceiro jogador.

Fonte: Amazonasatual.com.br

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

José Melo diz que não pedirá votos para candidatos à presidência

Melo voltou a dizer, ainda, que não participará de debates com o candidato Eduardo Braga (PMDB)

"Não tenho direito de chegar com uma pessoa e dizer, olha você tem que votar em determinado candidato "

Manaus - O governador do Estado, José Melo (PROS) disse nesta terça-feira (14) que não pedirá voto para candidatos à presidência, e também preferiu não divulgar se votará em Dilma Roussef (PT) ou Aécio Neves (PSDB), neste segundo turno.

"Não tenho direito de chegar com uma pessoa e dizer, olha você tem que votar em determinado candidato. Não me sinto no direito de sair pelo Amazonas dizendo  para as pessoas em quem votar", disse.  "Tenho uma coligação que tem partidos que apoiam o Aécio e Dilma. Desde o início, respeitei a liberdade de cada um deles. Meu partido tinha partidos do pastor Everaldo. Candidatos que apoiavam a Marina. Sempre houve essa liberdade para cada um deles escolher os seus caminhos. Nunca exerci na condição de governador ou candidato pressão", acrescentou.
Ele afirmou que só pediu voto para o candidato ao Senado, Omar Aziz (PSD), porque Omar era do mesmo grupo e tinha uma parceria consolidada com ele.

A declaração foi dada momentos antes de o governador tomar lugar na mesa durante o evento de posse do novo procurador-geral de Justiça, Fábio Monteiro, que iniciou às 10h, na sede do Ministério Público do Estado (MP-AM).

Melo ainda negou a existência de um mal-estar entre ele e o prefeito Arthur Neto (PSDB) por Melo ainda não ter declarado apoio a Aécio, e disse que a relação dos dois é "a melhor possível". "Tenho uma relação institucional poderosa, que tem nos permitido asfaltar quatro mil ruas da zona norte e leste da cidade de Manaus. Que restabeleceu o abastecimento de água na zona norte e leste de Manaus, e é a mesma relação institucional que faz com que R$ 1 milhão do estado todo mês garanta que a passagem de ônibus não aumente", disse.

Arthur, que também estava presente no evento, disse que só falará sobre o segundo turno após as 17h, quando não estiver em horário de expediente.

Debates

Questionado pelo D24Am, Melo voltou a dizer que não participará de debates com o candidato Eduardo Braga (PMDB).
"Fiz uma pesquisa que demonstra que 90% do povo desaprovam os debates. O povo queria proposta e a maioria dos candidatos queria falar mal da vida alheia,  sem construir nada. Eu sou candidato que mais tem debatido com o povo as minhas propostas. Esse é o debate", disse.

Fonte: d24am

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pesquisa: José Melo tem 54,7% dos votos e Eduardo Braga 42,3%

Na sondagem do DMP encomendada pela Rede Tiradentes, diferença entre o senador do PMDB e o governador do Pros é de 14 pontos percentuais, em favor deste  
A mais recente pesquisa eleitoral para o segundo turno no Amazonas dá uma vantagem de mais de 14 pontos percentuais para o governador José Melo (Pros) sobre o senador Eduardo Braga (PMDB). O primeiro tem 54,7% dos votos e o segundo, 42,3%.  

No levantamento realizado pelo Instituto Design, Marketing e Propaganda (DMP), a pedido da Rede Tiradentes de Rádio e Televisão, votos brancos e nulos responderam por 1,5% do total e o número de indecisos ficou em 1,3%.

A sondagem aponta que a maior parte dos votos do peemedebista vem do interior (43,4%). Em contrapartida, o candidato do Pros alcançou maior vantagem da capital amazonense (55,6%). A maior parte das abstenções está localizada em Manaus (1,6%), ao passo que o interior concentra os indecisos (1,7%).

Contabilizados apenas os votos válidos, a vantagem se mantém, mas a diferença diminui para menos de 13 pontos percentuais. Nesse cenário, José Melo tem 56,4% e Eduardo Braga, 43,6%.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM) sob o número de inscrição 00054/2014, a pesquisa foi realizada com 2.058 pessoas, moradores de sete municípios do Amazonas, entre os dias 6 e 9 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Fonte:em Tempo

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Assembleia de Deus reafirma apoio à reeleição de José Melo

Assembleia de Deus reafirma apoio à reeleição de José Melo, que também ganha declaração de voto de Marcelo Ramos

O apoio da comunidade religiosa da Assembleia de Deus no Amazonas à reeleição do governador José Melo (Pros) foi reafirmado nesta quinta-feira, 9 de outubro, durante um encontro da igreja que reuniu mais de 300 pastores de diversas zonas da capital e de mais dez cidades do interior. Conduzida pela autoridade maior da igreja no Estado, o pastor Jonatas Câmara, a solenidade de apoio a Melo para o segundo turno aconteceu no Dulcila Festas e Convenções, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PSB anuncia apoio à reeleição de José Melo no segundo turno

Após dois dias de conversas, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) formalizou nesta quarta-feira (08/10), o apoio à reeleição do governador José Melo (Pros) no segundo turno das eleições no Amazonas. De acordo com o governador, a aliança se deve a convergência de propostas e é fruto de consenso entre os dirigentes do partido. O governador adiantou que deve se posicionar sobre apoio presidencial nesse segundo turno, seguindo a decisão do grupo político.
José Melo afirmou que vai incorporar em seu plano de governo a autonomia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Nejmi Aziz agradece ao povo do Am a votação expressiva de Omar Aziz

A presidente municipal do PSD, Nejmi Aziz, concedeu entrevista ao portaldoamazonas.com onde agradeceu a todos os votos ao seu esposo Omar Aziz (PSD) que conquistou a vaga ao Senado nas eleições deste domingo (5) no Amazonas,com 99% das seções apuradas, o ex-governador do estado recebeu mais de 930 mil votos, o equivalente a 58,51% que segundocolocado, candidato Francisco Praciano (PT).

Melo surpreende, mostra força e preocupa oposição no 2º Turno

Acompanhe no Gráfico abaixo o percurso percorrido pelos candidatos José Melo e Eduardo Braga, através dos números das pesquisas, até o resultado oficial das urnas apuradas no Amazonas. A Ascensão de José Melo surpreendeu a oposição que com certeza irá se reunir para definir as novas estratégias para o segundo turno e tentar conter o alto nível de rejeição. Confira os números abaixo:

Omar Aziz é eleito senador do AM com mais de 930 mil votos

Candidato do PSD recebeu 58,51 dos votos com 99% das seções apuradas.
Ex-governador liderou pesquisas eleitorais durante campanha.

O candidato Omar Aziz (PSD) conquistou a vaga ao Senado nas eleições deste domingo (5) no Amazonas. Com 99% das seções apuradas, o ex-governador do estado recebeu mais de 930 mil votos, o equivalente a 58,51%. O segundo colocado, candidato Francisco Praciano (PT) obteve mais de 590 mil votos nas urnas, ou 34,44% do total.

Omar mesmo sendo atacado por seus adversários se manteve firme em sua politica coerente. Não se abalou e não abandonou seus principios, juntamente com sua esposa Nejmi Aziz, apenas se defendeu da exposição de sua filha de apenas  5 anos pelo seu adversário, em redes sociais e nos seus programas.
 

Após o resultado da apuração, Omar participou de coletiva à imprensa. Durante pronunciamento no comitê de campanha, o senador eleito destacou o apoio da família e agradeceu os votos dos eleitores .

"O povo do Amazonas mostrou que tem discernimento. Nosso governo está sendo bem avaliado e é por isso que conseguimos vencer a eleição para o Senado e estamos disputando o segundo turno para o governo.  

Os adversários chegaram a usar foto da minha filha, de cinco anos, uma criança. Isso não se faz, mas o povo mostrou que tem discernimento e o resultado das urnas está aí", declarou.

Na campanha eleitoral, Aziz liderou a primeira posição nas três pesquisas Ibope divulgadas pela TV Amazonas. Os últimos dados divulgados apontavam que o candidato tinha 58% dos votos válidos, contra 27% de Praciano.

Fonte G1

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pesquisa mostra segundo turno no Amazonas

Nova pesquisa realizada pelo Instituto DMP/Tiradentes mostra chances claras de Melo chegar ao segundo turno


Uma nova pesquisa eleitoral, realizada pelo instituto DMP/Tiradentes e divulgada nesta segunda (29), apresentou um possível segundo turno entre os candidatos Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros), que disputam o governo do Amazonas.

Segundo o levantamento, Braga tem 44,9% dos votos contra 39,7% de Melo. A sondagem também apresentou um crescimento do candidato Marcelo Ramos (PSB), que aparece com 5,9% dos votos.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 0049/2014, a pesquisa teve 2.011 entrevistas e foi realizada na capital e em sete municípios do Amazonas, entre os dias 21 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança 95%.

O estudo também traçou um perfil entre o percentual de votos na capital e no interior. Se as eleições fossem hoje, Eduardo Braga teria 45,7% da intenção de votos no interior e José Melo 45,0%.
Já na capital, o candidato peemedebista tem 44,9% contra 39,7% o representante do Pros. Marcelo Ramos também apresentou um grande salto na capital, com 9,1%, mas precisa melhorar seu quadro no interior, onde tem apenas 1,8%.

Senado
A pesquisa também fez um levantamento dos cenários para o Senado, onde o ex-governador Omar Aziz (PSD) configura 60,6% dos votos contra 22,7% de Praciano (PT) e 5,5% de Marcelo Serafim (PSB).

A diferença entre Omar e Praciano tanto na capital quanto no interior também foi grande. Omar tem 57,7% dos votos na capital e 64,1% no interior. Já Praciano tem 26,4% de intenção de votos na capital contra 18,3%.

Por Isabella Siqueira (Jornal EM TEMPO)