Governo Federal discute a disponibilização de R$ 28 milhões para a regularização de 8 mil terrenos em 15 municípios do Estado.
O Senador Omar Aziz se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para alinhar a regularização de 8 mil terrenos de famílias posseiras do Amazonas que estão em áreas públicas, que totalizam aproximadamente 5 milhões de hectares. Para viabilizar o projeto, o Governo Federal terá que disponibilizar R$ 28 milhões, e o estado do Amazonas teria que arcar com R$ 2,8 milhões, chegando a um total de R$ 30,8 milhões em investimentos para 15 municípios do Amazonas.
Para Omar Aziz, a regulamentação fundiária é a melhor forma de combate aos conflitos agrários. O ministro garantiu ao Senador que irá realizar um estudo junto com os técnicos de sua equipe, e prometeu dar respostas o mais breve possível.
"Essa questão fundiária no Amazonas e mais ainda ali nas divisas com Pará e Rondônia é muito séria. É uma área de conflitos permanentes. Pedi ao ministro que ficasse atento a isso e ele concordou. Sobre a regularização das terras e o novo convênio, o que já fizemos certamente justifica novo investimento. O ministro vai estudar com sua equipe e nos dará uma resposta breve. Regularizar terras é gerar expectativas muito boas para as pessoas, é moradia, é segurança."
Os municípios que devem ser beneficiados são: Eirunepé com 800 terrenos regularizados, Ipixuna com 700, Envira com 500, Fonte Boa com 400, Jutaí com 500, Uarini com 400, Juruá com 200, Novo Aripuanã com 700, Boca do Acre com 400, Barcelos com 400, Codajás com 800, Coari com 700, Urucurituba com 600, Barreirinha com 300 e Nhamundá com 600 terrenos.
Senador participa de reunião da Comissão Mista de Futebol
Nesta terça-feira (17), a Comissão Mista Provisória da MP 671 tentou, em vão, votar o parecer da medida que busca modernizar a gestão do futebol e aumentar a responsabilidade fiscal dos clubes. Preocupado com o futuro do futebol brasileiro, o senador Omar Aziz, presidente de honra do Nacional Futebol Clube, participou da comissão mista conhecida como MP do Futebol. Durante sua fala, o senador amazonense se dedicou a ressaltar a importância da medida. Atualmente, os clubes brasileiros estão sofrendo com más gestões, que acarretam no aumento das dívidas dos clubes com os governos, atletas e funcionários. Ainda durante a sessão, Omar Aziz destacou que a CPI do Futebol deve ser instalada.
“Eu espero que o Senado instale a CPI do Futebol. Já está em tempo de a gente averiguar e investigar isso a fundo para que a gente dê nome aos bois. Não dá para chegar e colocar como se todos os dirigentes fossem responsáveis e estão aqui sendo julgados.”
Preocupado com a questão, o senador Aziz pediu celeridade e comprometimento da comissão para que seja votada logo a medida provisória.
“Eu venho aqui há três sessões para votar e não vem ninguém. Um dia porque o presidente da CBF estava na Comissão de Esportes da Câmara. Outro dia porque não teve reunião. Outro porque o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, convocou reunião com os deputados. Aí fica ao bel prazer pra gente reunir esta comissão. Então no momento que tiver que votar, eu vou estar aqui favoravelmente.”
Com o pedido de vista feito por parlamentares durante a comissão, o parecer só deve ser votado no próximo encontro que ficou agendado para o dia 24 de junho.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário