quinta-feira, 9 de julho de 2015

Congresso Nacional adia novamente votação do veto sobre servidores da Suframa

Líder do PSD no Senado e coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o Senador Omar Aziz espera uma solução pacífica para que os servidores voltem a trabalhar o mais rápido possível


 A reunião do Congresso Nacional que discutiria o veto da Presidente Dilma Rousseff relacionado aos servidores da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) foi adiada na manhã desta quarta-feira (8), por falta de quórum. Líder do PSD no Senado e coordenador da bancada do Amazonas no Congresso, o Senador Omar Aziz defende uma solução pacífica antes da votação.

“O veto é uma questão política de momento. Há o compromisso de várias lideranças de diferentes partidos em acompanhar os servidores da Suframa para derrubar o veto. Mas é uma incógnita. É muito difícil derrubar um veto da presidente. Não é tão simples assim. A gente não perde a esperança de resolver de forma pacífica, antes da discussão sobre o veto”, ponderou Omar Aziz.

Caso o veto seja derrubado pelo Congresso Nacional, o Governo Federal ainda pode levar o caso para a Justiça. A Medida Provisória que reestruturava o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Suframa foi vetada porque o projeto, segundo o governo, é inconstitucional: a proposta deveria ter partido do Poder Executivo e não do Legislativo.

Uma proposta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), em parceria com o Ministério do Planejamento, visa criar uma agência de desenvolvimento dentro da Suframa e atender o pleito dos servidores a partir de janeiro de 2016.

“Precisamos conhecer o teor da proposta. Não basta criar uma agência se a autonomia é limitada. A valorização dos servidores e a criação de uma agência de desenvolvimento para a região, dentro da própria Suframa, são bem vistas. Mas o governo não apresentou proposta concreta. Falam sobre uma agência, mas não dizem qual vai ser a forma de funcionamento, as atribuições e as metas”, analisou Omar Aziz.

O Senador do Amazonas alerta para a responsabilidade em relação a economia do Estado, neste momento de crise econômica no País. “Ainda não há uma solução para os servidores da Suframa. Isso cria uma instabilidade da economia do Estado do Amazonas, que é o mais importante. Cria uma instabilidade entre os servidores e instabilidade naqueles que querem fazer investimentos”, ressaltou. “Acima de tudo isso está a economia do nosso Estado. Vivemos um momento crítico, de agonia econômica no país. A Suframa faz falta no processo para recuperar a nossa economia”, finalizou Omar Aziz.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário