quinta-feira, 19 de março de 2015

Omar Aziz manifesta preocupação com queda da produção da Zona Franca de ...


O senador Omar Aziz (PSD-AM) informou que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) vai se reunir em abril para analisar novos projetos e a ampliação dos atuais. Isso lhe foi garantido pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, com quem o senador se reuniu nesta quarta-feira.

Ele explicou que a Suframa não se reúne há mais de 8 meses, e isso é ruim para o Estado, porque a aprovação ou ampliação de projetos é essencial para a economia amazonense diante da queda de 12% ocorrida em janeiro na Zona Franca.

Omar Aziz disse que também alertou o ministro para a necessidade de maior celeridade às exportações, porque hoje a burocracia é grande e lenta, o que faz a Zona Franca de Manaus perder negócios.

— Muitos países da América do Sul hoje estão importando produtos que são fabricados em zonas francas de países muito mais longínquos que a Zona Franca de Manaus, porque têm muito mais velocidade em trazer esse bem do que comprar daqui. E é necessário  que o Ministério de Relações Exteriores, juntamente com o Ministério da Indústria e Comércio, faça um trabalho para que as exportações brasileiras tenham mais celeridade.

Omar Aziz também pediu que o Ministério da Indústria e Comércio e outros ministérios resolvam a questão jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia, que foi inaugurado há 12 anos, mas ainda não é juridicamente reconhecido. Segundo o senador, isso impede o centro de cumprir sua missão de contribuir para o desenvolvimento da bioindústria no país, especialmente na Região Amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário