Outro ponto discutido foi sobre a falta de segurança nas fronteiras, que permite a evasão de espécies ornamentais para fora do país a baixo preço e, de acordo com a ministra, podendo até servir ao tráfico de drogas.
Manaus - Durante visita no Amazonas, iniciada nesta quinta-feira (31) com uma reunião como governador Omar Aziz (PMN), na sede do Governo, a ministra da Pesca E Aquicultura, Ideli Salvatti, estabeleceu quatro pontos principais na política do setor para o Estado. Um deles é a regulamentação da pesca esportiva e ornamental que, de acordo coma ministra, não é regulamentada em todo o país.
"Precisamos regulamentar a atividade de pesca esportiva e ornamental, pois da forma como acontece hoje, a atividade não gera renda para o Estado", disse a ministra. O governador Omar Aziz disse que, com uma possível regulamentação da atividade, novas oportunidades de emprego podem ser geradas.
Nem o governador, nem a ministra deram detalhes de como seria feita a regulamentação. Ambos disseram que apenas a proposta foi feita durante a reunião para depois ser levada ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff (PT).
Segurança nas fronteiras
Outro ponto discutido no encontro foi sobre a falta de segurança nas fronteiras, que permite a evasão de espécies ornamentais para fora do país a baixo preço e, de acordo com a ministra, podendo até servir ao tráfico de drogas.
"Pretendemos formar uma parceria com o Ministério da Defesa para que as Forças Armadas possam ajudar a evitar esse tipo de evasão de espécies, que podem servir até de embalagem para esconder drogas, beneficiando o tráfico", disse a ministra.
O governador e a ministra também ressaltaram, juntos, projetos de investimentos nos centros de processamento e beneficiamento de pescado no interior do Estado, sobretudo no Alto e Baixo Solimões, bem como o andamento de licenças ambientais para que estes projetos possam tomar curso.
Linhas de crédito
"O Ministério tem apenas um ano e meio, mas como secretaria integrada ao Ministério da Agricultura, conseguimos aumentar em 25% a produção de pescado, de 2003 a 2009. Agora como ministério vamos procurar ampliar os investimentos. Temos linhas de crédito para isso, como o BNDES e o Fundo da Amazônia, ligado ao BNDES", disse Ideli Salvatti.
A ministra segue em sua visita ao Amazonas com uma visita, ainda nesta quinta-feira, ao município de Manacapuru, maior pólo pesqueiro do Amazonas, e em Balbina, no município de Presidente Figueiredo, onde participa da inauguração do Centro de Tecnologia de Pescado - que promete elaborar projetos de pesquisa com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário