quinta-feira, 14 de maio de 2015

Omar Aziz diz que governo quer transformar Apuí em unidade de conservação


Omar Aziz diz que governo quer transformar Apuí em unidade de conservação
Foto Ariel Costa

Em discurso realizado na tarde desta quarta-feira (13), o senador Omar Aziz alertou o Governo Federal sobre a forma equivocada com que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão conduzindo o projeto que planeja criar grandes unidade de conservação na região sul do Amazonas. Para o senador do Amazonas, a Ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, erra ao conduzir um assunto tão sério de forma apressada.

“Faço um apelo a presidente Dilma Rousseff. No mês que vem, acontece a Semana do Meio Ambiente. Aí a ministra manda técnicos lá para meu estado e, numa área de quatro milhões de hectares, estão querendo fazer uma reserva para dar uma satisfação para a comunidade internacional, em relação as preocupações do Brasil com o meio ambiente. Faço um apelo, também, a ministra para que ela não faça isso com pressa. Lá tem pessoas morando. Tem municípios que já tem 73% de sua área preservada e eles estão aumentando para 85%. Nesses lugares existem investimentos feitos há anos por homens e mulheres que ali estão trabalhando.”

Ainda durante a manhã desta quarta, o senador Omar Aziz recebeu uma comitiva do município de Apuí, liderada pelo prefeito Admilson Nogueira, pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima, o presidente da comissão especial Carlos Roberto Koch, pelo presidente a Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas do Matupí, Fabio Carvalho, além de vereadores, para discutir a proposta.

Na opinião do prefeito de Apuí, Admilson Nogueira, a proposta afeta diretamente a economia da cidade, que deve ser depreciada. “A nossa economia de arrecadação que vai ficar muito prejudicada. Tem pessoas que possuem propriedades georeferenciadas e cadastradas no programa Terra Legal. Temos planos de manejos em execução e planos de manejos já aprovados para esta exploração”, defendeu Admilson.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima, fez questão de destacar a preocupação da população com a criação de animais. Segundo ele, o setor poderá ficar limitado, caso o projeto seja aceito da forma que está sendo conduzida.

“Nós estamos preocupados, porque, com a criação destas unidades, o município de Apuí vai ficar engessado. Nós trouxemos uma contra-proposta para o ICMBio, porque eles estão querendo criar 4 milhões de hectares de conservação e nós pedimos uma redução de 27%, no qual eles poderiam criar 3 milhões de hectares. Assim beneficiaria o município de Apuí”, analisou Lima.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário