Governador Omar Aziz durante visita às obras do conjunto habitacional ‘Meu Orgulho’. A expectativa é de que a primeira etapa das casas seja entregue em dezembro
Manaus , 23 de Fevereiro de 2011
A Crítica
Moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão sendo construídas por meio de parceria entre os governos Estadual e Federal, vão priorizar moradores de áreas de risco em Manaus. O anúncio foi feito ontem pelo governador Omar Aziz, durante visita às obras da primeira etapa do conjunto habitacional “Meu Orgulho”, que já está com 3.511 casas e apartamentos em estágio avançado de construção, num terreno de 96,2 hectares, ao lado do bairro Santa Etelvina, Zona Norte. A previsão de entrega das unidades é para dezembro deste ano.
“Temos que priorizar as pessoas que estão vivendo em condições subumanas, em risco social. Elas precisam ter a oportunidade de ter uma moradia digna”, afirmou o governador. Ele solicitou à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) o levantamento preciso sobre as famílias em áreas de risco que ainda não foram contempladas por outros programas de moradia popular. O Governo do Estado já retirou mais de 10 mil famílias de áreas de risco, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Em oito anos foram entregues mais de 35 mil moradias populares no Estado.
O conjunto habitacional terá 8.895 residências no total, que serão construídas em duas etapas. O público alvo são famílias com renda de zero a três salários mínimos que não foram beneficiadas por outros programas de moradia popular federal, estadual ou municipal. Também terá prioridade uma média de 17 mil pessoas cadastradas na Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). O órgão irá fazer uma análise dos inscritos para verificar quem está dentro dos critérios para, em seguida, abrir novas inscrições.
“As obras estão muito adiantadas. Eu espero até o final de setembro concluir as primeiras 3.511 unidades e entregá-las em dezembro. Temos mais 5.384 para a segunda etapa, num total de quase 9 mil residências nesta área”, afirmou o governador. Na primeira etapa do conjunto estão sendo construídos 192 prédios com 3.072 apartamentos e 439 casas. O valor do investimento nesta fase é de R$ 269,2 milhões, sendo R$ 149,2 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 120 milhões do Governo do Estado. Enquanto os recursos federais são destinados à construção dos imóveis, o Governo do Estado ficou com a parte de infraestrutura e a doação do terreno. “Vamos precisar construir unidades de saúde, escolas, delegacias entre outros aparelhos públicos e fazer uma via de acesso ao conjunto”, declarou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário